SEG/SEX   19h às 24h TV CÂMARA OUVIDORIA         13h às 19h 0800 645 2035 menu

Nota de Pesar: ex-governador Antonio Carlos Konder Reis

• Nota de Pesar: ex-governador Antonio Carlos Konder Reis Nota de Pesar: ex-governador Antonio Carlos Konder Reis Nota de Pesar: ex-governador Antonio Carlos Konder Reis

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, em nome de seu presidente, vereador Roberto Souza Junior (MDB) e demais vereadores, lamenta o falecimento do ex-governador do Estado de Santa Catarina, Antônio Carlos Konder Reis, ocorrido na manhã desta terça-feira (12).

Antônio Carlos Konder Reis nasceu em Itajaí (SC) no dia 16 de dezembro de 1925, filho de Osvaldo dos Reis e de Elisabete Konder dos Reis. A família Konder ocupou importantes cargos públicos na história catarinense, entre eles Adolfo Konder, Arno Konder, Vítor Konder e Marcos Konder.

Em 1943, Antônio Carlos participou do movimento dos estudantes paulistas de repúdio ao regime ditatorial de Vargas, e no ano seguinte ingressou na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. Foi o representante de seu diretório acadêmico nos Congressos da União Nacional dos Estudantes (UNE), em 1944 e também no ano de 1945, quando inaugurou-se a fase de predomínio na entidade da União Democrática Nacional (UDN), partido político que contou com a família Konder em sua criação.

Elegeu-se constituinte estadual na legenda da UDN de Itajaí, em 1947, iniciando sua trajetória política, no mesmo ano em que concluiu o curso de superior de conservador de museus. Em 1949 bacharelou-se em direito, e no ano seguinte, reelegeu-se deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Ele não exerceu o mandato para assumir a direção da divisão econômico-florestal do Instituto Nacional do Pinho, no Rio de Janeiro.

Em 1951 adquiriu mais uma profissão, com a regulamentação do exercício de economista. Desde então, Antônio Carlos exerceu diversos cargos públicos ao longo de sua carreira. Destacam-se os cargos eletivos como o de deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina nas legislaturas de 1947/1950 e 1951/1955, em ambas foi eleito pela União Democrática Nacional (UDN); deputado federal por Santa Catarina nos mandatos de 1955 a 1959 e 1999 a 2003; senador de 1963 a 1975; vice-governador de 1991 a 1995 e governador biônico do estado catarinense de 1975 a 1979. Konder Reis ocupou novamente a chefia do governo de Santa Catarina em 1994, na licença do governador Vílson Kleinubing para concorrer a uma vaga no Senado.

O velório acontecerá a partir das 21h, na Câmara de Vereadores de Itajaí, localizada na Avenida Vereador Abrahão João Francisco, 3825, no bairro Ressacada. O sepultamento do ex-governador será nesta quarta-feira, às 16h, no Cemitério Municipal da Fazenda, em Itajaí.

Fonte dados biográficos: Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas – CPDOC/FGV