SEG/SEX   19h às 24h TV CÂMARA OUVIDORIA         13h às 19h 0800 645 2035 menu

Câmara inicia última etapa de implantação do novo sistema

Reunião com servidores do Legislativo, conduzida pelo diretor do Departamento de Comunicação Social e TV, Marcelo Vrenna

Os servidores da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú iniciaram nesta semana uma capacitação para uso do novo sistema a ser implantado na Casa. O software possibilitará a automação do processo legislativo, a melhoria da comunicação interna e a criação da ouvidoria digital – através da qual o cidadão poderá entrar em contato diretamente com seu representante – e do diário oficial eletrônico.

A capacitação é a última de quatro etapas para a implantação do sistema, que iniciou com a migração e adaptação dos dados existentes, seguiu com a instalação em si do software e com a certificação digital voltada aos colaboradores e vereadores.

Na última sexta-feira (03), os servidores do Legislativo participaram de uma reunião, conduzida pelo diretor do Departamento de Comunicação Social e TV, Marcelo Vrenna, que tratou dos procedimentos de implantação do software e do cronograma da capacitação.

Os resultados do uso das novas ferramentas serão maior agilidade na tramitação das proposições, diminuição dos custos com impressões e insumos, maior interação da população com os parlamentares e mais transparência e controle do trabalho dos vereadores.

Capacitação do Legislativo

Os servidores do Departamento de Projetos foram os primeiros a receber o treinamento, ministrado pela equipe da Softcam, empresa responsável pelo desenvolvimento e implantação do sistema na Casa, com apoio e mediação do analista de Tecnologia da Informação do Legislativo, Marcos Vinicius Giacomini, nesta segunda-feira (06).

Jonathan Lauro Rossi Machado, diretor de Projetos, cita a segurança como um dos impactos do novo software no trabalho diário da Câmara: “Com a assinatura digital, não teremos mais um papel que um vereador ou servidor assine e que depois possa ser rasurado. Haverá um caminho digital dos documentos, com uma assinatura digital, o que vai trazer mais segurança ao processo”.

Para Matheus Julio Muller, diretor de Plenário, o sistema “vai dinamizar as sessões ordinárias do Legislativo, porque o vereador terá acesso aos projetos na sua tela e, desse modo, não mais ficaremos dependentes das estruturas físicas das proposições, trazendo celeridade às reuniões”.

“O software alia as questões da transparência, sustentabilidade e eficiência no serviço público”, resume Marcos Giacomini.

Fase experimental e capacitação do Executivo

Nos próximos dias, os servidores dos demais departamentos e dos gabinetes e os vereadores serão treinados no uso das ferramentas, cuja fase experimental de funcionamento começará na semana que vem. A Mesa Diretora do Legislativo expedirá uma normativa com as regras de aplicação do sistema, para orientar todos os usuários da Casa.

Servidores do gabinete do prefeito municipal também receberão capacitação para utilizar o software, uma vez que ele prevê um módulo dedicado às matérias relacionadas ao Executivo, como projetos de autoria do prefeito, ofícios entre Legislativo e Executivo, respostas de requerimentos de vereadores, etc.