SEG/SEX   19h às 24h TV CÂMARA OUVIDORIA         13h às 19h 0800 645 2035 menu

Inscrições para o Concurso Estudante Cidadão encerram nesta sexta-feira (15)

Postado em Vereadores Mirins
Inscrições para o Concurso Estudante Cidadão encerram nesta sexta-feira (15)

Encerra-se nesta sexta-feira (15), às 23h59, o período de inscrições na Etapa Escolar do 4º Concurso Estudante Cidadão de Desenho e Redação, da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú. A instituição de ensino interessada em participar deve fazer a inscrição, que é gratuita, acessando o portal do Legislativo no link: https://www.balneariocamboriu.sc.leg.br/quarto_concurso/

Normatizado através da Resolução 558/2015, o Concurso Estudante Cidadão de Desenho e Redação visa despertar nos estudantes do ensino fundamental (1º ao 9º ano) de escolas públicas e privadas o interesse por questões relacionadas às funções do Poder Legislativo Municipal, à democracia e à cidadania. A quarta edição do Concurso Estudante Cidadão tem como tema: “EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Como garantir o direito de todos à educação?”

O objetivo do concurso é estimular a reflexão entre os estudantes do ensino fundamental do município de Balneário Camboriú, bem como a construção de pensamentos a respeito de temas relevantes para a sociedade; fomentar hábitos de leitura, escrita e de criação artística; desenvolver o pensamento crítico, a pesquisa, a criatividade e a originalidade, e também, criar a oportunidade para revelar e valorizar talentos em meio à comunidade escolar balneocamboriuense.

Etapa Escolar

As escolas que tiverem suas inscrições homologadas pela Câmara Municipal terão o período de 18 de junho a 17 de agosto de 2018, para promover uma estratégia e debater o tema proposto nesta edição, criando planos de sensibilização e mobilização para o desenvolvimento dos trabalhos que deverão ser feitos pelos estudantes em sala de aula, com acompanhamento do professor.

Após a produção dos trabalhos, que devem atender obrigatoriamente as regras estabelecidas pelo edital 001/2018, a escola participante constituirá uma comissão para selecionar um único trabalho de cada ano do ensino fundamental e categoria inscrita, para concorrer na etapa municipal.

Etapa Municipal

As inscrições na etapa municipal deverão ser efetivadas de forma presencial, na sede da Câmara Municipal, no período de 20 a 24 de agosto. O Legislativo de Balneário Camboriú constituirá Comissão de Avaliação e Julgamento para selecionar, avaliar e classificar os trabalhos inscritos e homologados nesta etapa.

O resultado final será divulgado entre 1º e 11 de outubro, e a cerimônia de apresentação e premiação dos vencedores será realizada no dia 18 de outubro de 2018.

Categorias e premiações

O 4º Concurso Estudante Cidadão de Desenho e Redação, coordenado e executado pelo Departamento de Comunicação Social e TV e pelo Departamento de Câmara Mirim do Legislativo Municipal, contempla quatro categorias:

I – Desenho: alunos do 1º ao 4º ano;

II – Redação estilo narrativo (1ª ou 3ª pessoa): alunos do 5º e 6º ano;

III – Redação estilo dissertativo: alunos do 7º ao 9º ano;

IV – Escola Cidadã: escolas inscritas que apresentarem a melhor estratégia para debater o tema (planos de sensibilização e mobilização).

Os primeiros colocados nas categorias desenho e redação serão premiados com um tablet, e com medalhas de mérito os classificados do 1º ao 3º lugar de cada ano.

Nesta edição do concurso, foi incluída através da Resolução 558/2018, premiação aos professores orientadores responsáveis pelos alunos classificados em 1º lugar de cada ano, que receberão um tablet e um diploma. A escola vencedora da categoria Escola-Cidadã será premiada com uma TV grande de tela plana e diploma concedido pelo Legislativo de Balneário Camboriú.

O cronograma e o Edital 0001/2018, que estabelece as normas do concurso, estão disponíveis no portal da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú no endereço: www.balneariocamboriu.sc.leg.br/quarto_concurso/