100%
Tipo de Matéria:
Palavras-Chave:
Número:
Ano:
Autoria:
 

Moção de Congratulações N.º 48/2019

  Documento assinado digitalmente, clique para conferir a(s) assinatura(s)

Moção de Congratulações N.º 48/2019


Excelentíssimo Senhor Presidente,

O(A) Vereador(a) que esta subscreve requer a Vossa Excelência, ouvido o plenário na forma regimental, com fundamento no art. 114, parágrafo único, IV, da Resolução 548/2014 (Regimento Interno), o encaminhamento de ofício a Sra. Vera Lúcia da Silva  , contendo os termos da seguinte MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES:

Congratulo a Sra. Vera Lúcia da Silva, alusivo ao Dia Internacional da Mulher, a ser comemorado em Sessão Solene no dia 08 de março de 2019.

JUSTIFICATIVA

                   O Dia da Mulher é a celebração das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, sendo adotado pela Organização das Nações Unidas e, consequentemente, por diversos países.
                   No mundo inteiro, a data ainda é comemorada, mas ao longo do tempo ganhou um aspecto "comercial" em muitos lugares.
                   O dia 8 de março é considerado feriado nacional em vários países, como a própria Rússia, onde as vendas nas floriculturas se multiplicam nos dias que antecedem a data, já que homens costumam presentear as mulheres com flores na ocasião.
                  Na China, as mulheres chegam a ter metade do dia de folga no 8 de Março, conforme é recomentado pelo governo - mas nem todas as empresas seguem essa prática.
                   Já nos Estados Unidos, o mês de março é um mês histórico de marchas das mulheres.
             No Brasil, a data também é "comemorada" com protestos em todas as principais cidades do país, com reivindicações sobre igualdade salarial e protestos contra a criminalização do aborto e a violência contra a mulher.                 Certamente o 8 de Março é um dia de luta, dia para lembrarmos que ainda há muitos problemas a serem resolvidos, como os da violência contra a mulher, do feminicídio, do aborto, e da própria diferença salarial.

27 de fevereiro de 2019


Gelson José Rodrigues (PSB)
Vereador