100%
Tipo de Matéria:
Palavras-Chave:
Número:
Ano:
Autoria:
 

Moção de Congratulações N.º 42/2019

  Documento assinado digitalmente, clique para conferir a(s) assinatura(s)

Moção de Congratulações N.º 42/2019


Excelentíssimo Senhor Presidente,
         
O Vereador que esta subscreve requer a Vossa Excelência, na forma regimental, com fundamento no art. 114, parágrafo único, IV, da Resolução 548/2014 (Regimento Interno), MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO em homenagem a passagem do Dia Internacional da Mulher, nos seguintes termos:
 
Manifesto-me por meio desta MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO, homenagem à Senhora VELICE MARTA PERUZZO.
 
 
JUSTIFICATIVA
 
 
VELICE MARTA PERUZZO, é brasileira, divorciada, aposentada, mãe de três filhos Fernanda, Mauricio e Eduardo e cinco netas; Vitoria, Laura, Julia, Valentina e Catarina.
Nasceu no dia 09 de abril de 1953, na localidade chamada Pontão do Butiá, distrito do município de Espumoso/RS, filha de Orlando e Lazzita Presser Peruzzo.
Em 1960 seus pais transferiram residência para a sede do município a fim que os filhos começassem a frequentar a Escola São Luiz, onde cursou as series iniciais. Depois, na Escola Cenecista João Batista Rotta cursou a segunda parte do ensino fundamental e o Técnico em Contabilidade.
Em 1971 conseguiu seu primeiro emprego de balconista na empresa Rotta S.A., no ramo de ferragens e confecções.
Em 1972 foi residir em Ijuí para cursar o ensino superior, no curso de Administração de Empresas na atualmente UNIJUI.
Em 1974 iniciou sua carreira no Banco do Brasil na mesma cidade. Trabalhou na agencias de Ijuí, Espumoso, Passo Fundo, no Estado do Rio Grande do Sul, aposentando-se em Balneário Camboriú.
Em 1982, ajudou a fundar um capítulo da Junior Chambers International no município de Espumoso, entidade que congrega jovens e forma lideranças, cujo lema diz, entre outras frases: Servir a Humanidade é a melhor obra de uma vida”. A Organização Local JCY Espumoso, permanece ativa e congregando jovens daquele município.
Em 2001 foi admitida no Rotary Club Balneário Camboriú Praia de Atlântico, tendo exercido diversas cargos na sua administração e como presidente por duas gestões, em 2004/2005 quando se comemorou os 100 anos de fundação do Rotary International, e em 2010/2011.
Foi Secretaria Distrital na gestão do EGD Paulo Branco, no período de 2009/2010. Atualmente exerce o cargo de líder da Comissão de Administração do Clube, que é presidido pelo rotariano Valmir Patias.
Seu projeto mais recente foi auxiliar a Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do município na vacinação contra a febre amarela e também aplicação da vacina tríplice. Nosso lema é “Dar de si antes de pensar em si”.
Representando o Rotary Club de Balneário Camboriú Praia do Atlântico, desde 2017 participa do Conselho de Saúde – COMUS - do qual foi presidente no ano de 2017 e início de 2018.
Também participa ativamente do Grupo de Caridade Mei Mei, desde 2017. Este Grupo confecciona e entrega enxovais para bebes recém-nascidos, de mães carentes do nosso município e municípios vizinhos. Cada enxoval entregue contém 34 itens, como: banheira, sabonete, fraldas, toalhas de banho, roupas, edredom, travesseiro, lençóis, entre outros, sendo que a maioria são confeccionados pelas integrantes do grupo e demais voluntárias.
 Acredita que “ Servir a humanidade é a melhor obra de uma vida” e “fazer o bem sem olhar a quem” torna a nossa vida e das pessoas que nos rodeiam muito melhor.
Por toda sua trajetória, sua dedicação na ajuda ao próximo, no exercício de seu papel como mulher, junto da família e da sociedade, é que a reverenciamos e a homenageamos, especialmente em comemoração à passagem do Dia Internacional da Mulher, através desta Casa Legislativa, em nome de toda sociedade balneocamboriuense.


27 de fevereiro de 2019


André Furlan Meirinho (PP)
Vereador