100%
Tipo de Matéria:
Palavras-Chave:
Número:
Ano:
Autoria:
 

Moção de Congratulações N.º 36/2019

  Documento assinado digitalmente, clique para conferir a(s) assinatura(s)

Moção de Congratulações N.º 36/2019


Excelentíssimo Senhor Presidente,

O(A) Vereador(a) que esta subscreve requer a Vossa Excelência, ouvido o plenário na forma regimental, com fundamento no art. 114, parágrafo único, IV, da Resolução 548/2014 (Regimento Interno),  o encaminhamento de ofício à Senhora DANIELLE ELOYSA SERPA, contendo os termos da seguinte MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO pela passagem do DIA INTERNACIONAL DA MULHER em 08 de março. 

Servimo-nos da presente, para através do Poder Legislativo de Balneário Camboriú, transmitir congratulações à Senhora Danielle Eloysa Serpa, extensiva a todas as mulheres da sociedade balneocamboriuense, pela comemoração do Dia Internacional da Mulher no dia 08 de março de 2019, data que celebra a importância da mulher, suas lutas, sonhos e conquistas.


 
JUSTIFICATIVA

O Dia Internacional da Mulher foi criado em homenagem a 129 operárias que morreram queimadas numa ação da polícia para conter uma manifestação numa fábrica de tecidos. Essas mulheres estavam pedindo a diminuição da jornada de trabalho de 16 para 10 horas por dia e o direito à licença-maternidade. Isso aconteceu em 8 de março de 1857, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Entretanto o dia 08 de março significa mais do que um dia trágico do século passado e na história da humanidade, ele na verdade exponenciol a luta da classe feminina por seus direitos sociais e trabalhistas dando um basta à exploração e à desigualdade tanto salarial quanto social em relação aos homens.
É claro que as mulheres obtiveram enormes conquistas, mas existe muito mais a ser conquistado e se tratando de seus direitos de igualdade, hoje As mulheres constituem, 30% "dos" chefes de família, mas ganham, em média apenas 65% do valor dos salários dos homens. Além dessas condições a que estão submetidas, muitas mulheres enfrentam a dupla jornada de trabalho, porquanto assumem, além do emprego fora de casa, a responsabilidade integral pelas tarefas domésticas e o cuidado aos filhos.
São fatos como esses que fazem desse Dia um dia de luta, para que a diferença biológica que distingue um homem de uma mulher não seja justificativa para a intolerância, a opressão, a desigualdade de direitos e diferentes formas de violência a que as mulheres são submetidas.
Sendo assim, eu como representante da comunidade, não poderia deixar de prestar essa homenagem, Congratulando DANIELLE ELOYSA SERPA que em julho deste ano completará 19 anos de muita dedicação e trabalho prestados à Prefeitura de Balneário Camboriú e, desde 2010 efetuando relevante trabalho à frente do Núcleo de Atendimento ao Idoso (NAI).



26 de fevereiro de 2019


Marcelo Achutti (PP)
Vereador