100%
Tipo de Matéria:
Palavras-Chave:
Número:
Ano:
Autoria:
 

Moção de Congratulações N.º 32/2019

  Documento assinado digitalmente, clique para conferir a(s) assinatura(s)

Moção de Congratulações N.º 32/2019


Excelentíssimo Senhor Omar Tomalih
Presidente do Legislativo Municipal,
 
O Vereador que esta subscreve requer a Vossa Excelência, ouvido o plenário na forma regimental, com fundamento no art. 114, parágrafo único, IV, da Resolução 548/2014 (Regimento Interno), o encaminhamento de ofício à Senhora Jacy Castro Malta, contendo os termos da seguinte MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES:
 
Manifesto meus votos de CONGRATULAÇÕES à Senhora Jacy Castro Malta pelo Dia Internacional da Mulher.

 
JUSTIFICATIVA

  O Vereador que esta subscreve utiliza-se da presente proposição para transmitir à Sra. Jacy Castro Malta as devidas congratulações do Poder Legislativo do Município de Balneário Camboriú pelo dia Internacional da Mulher.
  Quando se pensa em uma mulher para ser homenageada em um dia como esse, não obstante todas merecerem amor e respeito, logo se pensa em alguém como a Sra. Jacy. Isso não se deve apenas a profissão que ela escolheu, mas ao fato de tê-la exercido, apaixonadamente, com responsabilidade e compromisso.
Jacy estudou incansavelmente para se tornar uma educadora. Exerceu a docência tanto em escolas particulares e públicas como em universidades públicas e privadas.
  Sua diretriz de trabalho sempre foi o respeito pelo aluno, pelos pais dos alunos e professores. Acreditar no potencial do ser humano fosse ele de uma classe social mais ou menos privilegiada e no conhecimento e desejo do professor de que seus alunos se tornassem cidadãos em seu sentido pleno fez com que seu trabalho fosse reconhecido nacional e internacionalmente.
  Além de educadora, foi Secretária de Educação de 1997 a 2003 no município de Balneário Camboriú. Foi, ainda, defensora dos direitos da mulher, tendo trabalhado na coordenação Estadual da Mulher em Florianópolis apoiando e acompanhando ações, programas e projetos voltados a mulher.
  Jacy Castro Malta é uma dessas admiráveis mulheres que conseguiu – em uma época em que a visão sobre o papel da mulher na sociedade nem sempre permitia -  conciliar o trabalho com a família. Ela é mãe de Ludmilla e Tatiana e avó de Yasmim e Victória, mulheres que refletem em todos os seus atos em sociedade a influência de Jacy na sua educação.
  Dedicou sua vida profissional ao magistério por acreditar que as transformações necessárias a um mundo melhor para todos viriam através da educação. Sua visão, com a qual havemos de concordar, remete ao que - faço questão de citar - dizia o filósofo Immanuel Kant: “é no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade”.
  Que esta homenagem, através da figura dessa pessoa que mui graciosamente representa a força e a determinação feminina, possa se estender à todas as mulheres.


Aldemar Pereira (PSDB)
Vereador