100%
Tipo de Matéria:
Palavras-Chave:
Número:
Ano:
Autoria:
 

Moção de Congratulações N.º 28/2019

  Documento assinado digitalmente, clique para conferir a(s) assinatura(s)

Moção de Congratulações N.º 28/2019


Excelentíssimo Senhor Presidente,

O(A) Vereador(a) que esta subscreve requer a Vossa Excelência, ouvido o plenário na forma regimental, com fundamento no art. 114, parágrafo único, IV, da Resolução 548/2014 (Regimento Interno), o encaminhamento de ofício a Senhora ROSIANE APARECIDA MATTOS BUERGER, contendo os termos da seguinte MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES:


Servimo-nos da presente, para através do Poder Legislativo de Balneário Camboriú, transmitir congratulações à Senhora Rosiane Aparecida Motta Buerger, extensiva a todas as mulheres da sociedade balneocamboriuense, pela comemoração do Dia Internacional da Mulher no dia 08 de março de 2018, data que celebra a importância da mulher, suas lutas, sonhos e conquistas.

A ampliação dos papéis da mulher e seus destaques tem refletido em mudanças na forma de vivência da humanidade hoje, sendo um dos assuntos que mais geram discussões na atualidade. Essa reflexão ressurge na passagem desse dia, quando há um convite para que a mulher reflita sobre suas conquistas e o que pode ser concretizado de melhor para o gênero no presente e no futuro. Esta data referência principalmente a participação da mulher e sua dinâmica dentro da história, dando ênfase ainda a longa caminhada da categoria na busca pelo reconhecimento de seus valores. Já não se discute mais apenas a sua atribuição de mãe, esposa e dona de casa, mas a sua conciliação em frente a outras funções. A mulher não se tornou apenas atuante, mas parte decisiva em todas as áreas, comandando e determinando sobre ações que pertenciam apenas ao homem. É certo destacar que as vitórias alcançadas pela classe feminina ganharam maior representatividade com sua inserção no mercado de trabalho, fato que tem revolucionado a forma de viver e o cenário principalmente da sociedade ocidental. Além do ser singelo e belo capaz de gerar em seu ventre uma vida, a mulher vem ao longo das décadas demonstrando beleza e sabedoria ao exercer variadas atividades. O reconhecimento da mulher como um ser capaz de decidir e participar da vida em sociedade mudou o olhar sobre a família e a conjuntura na formação da cultura e dos costumes da vida contemporânea. Hoje temos mulheres de destaque internacional, no comando de nações importantes e em crescimento, a exemplo da chanceler alemã Ângela Dorothea Merkel, que tem sido decisiva na tomada de decisões da economia europeia. Vale ressaltar que o dia 08 de março ficou marcado como uma data que homenageia a mulher, após alguns fatos históricos que destacaram a luta do sexo feminino. O Dia Internacional da Mulher foi criado em homenagem a 129 operárias que morreram queimadas numa ação da polícia para conter uma manifestação em uma fábrica de tecidos, no dia 08 de março de 1857, em Nova York, Estados Unidos. Na ocasião elas pediam a diminuição da jornada de trabalho de 16 para 10 horas por dia, o direito à licença-maternidade, a equiparação de salários com os homens, já que as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem para executar o mesmo tipo de trabalho e tratamento digno dentro do ambiente profissional. O marco do "Dia Internacional da Mulher" aconteceu em 1917, ano em que a Rússia viveu a revolução bolchevique e saiu oficialmente da guerra. A participação das russas nas manifestações de paz e o movimento feminista daquele país se tornaram referência para o mundo. Somente em 1975, que em Assembléia Geral, a Organização das Nações Unidas reconheceu oficialmente a data. Reverencio hoje o Dia Internacional da Mulher e os movimentos que denunciaram a opressão das mulheres

 
JUSTIFICATIVA

Rosiane Aparecida Motta Buerger, nasceu em 1º de outubro de 1964 em Rio do Sul, sob o tocar dos sinos no dia de Nossa Senhora Aparecida, dai o nome Rosiane Aparecida.
Filha de Paulo e Leonesia Motta, vieram para Balneário Camboriú em 1969, aqui iniciou seus estudos e obteve seu primeiro emprego aos 16 anos na Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú no ano de 1981, onde trabalhou até o ano de  2018, quando aposentou-se.
Durante seus 37 anos de trabalho prestou serviço em várias secretarias, sendo a mais marcante a Secretaria de Turismo por trabalhar diretamente com assuntos pertinentes a cidade, no sentido de melhorar a qualidade de vida dos munícipes e apresentar uma cidade bonita aos turistas. Para tanto ela se preocupava com os mínimos detalhes fazendo vistorias nas placas de ruas, calçadas danificadas e acumulo de lixo, após isso enviando relatórios minuciosos para as secretarias pertinentes executares as melhorias.
Formada em estudos sociais, ciências politicas e direito, com pós graduação em direito tributário e metodologia do ensino superior.
Casou se com Dr. Afonso Buerger Filho, tornou-se mãe de duas meninas, Larissa e Camila e ainda mais tarde tornou-se mãe do Adolfo. Hoje Rosiane é avó de dois netos, Pedro e Ayla.
Foi domadora do Lions Club de Balneário Camboriú, quando seu amigo Nelson Edilberto Nitz era o presidente da entidade. 
Tem como hobby a leitura e a música que fazem parte do seu dia a dia. Como  trabalhou em vários setores sempre buscou conhecimento em áreas variadas para executar um serviço de excelência. Funcionária dedicada e comprometida com a cidade e também com amigos.


25 de fevereiro de 2019


Juliethe Pereira Nitz (PR)
Vereadora