100%

Última reunião da 13ª Legislatura do Programa Vereador Mirim

Os vereadores mirins de Balneário Camboriú realizaram, nesta quinta-feira (12), a última reunião ordinária da 13ª Legislatura. As reuniões ordinárias dos jovens parlamentares são mensais, com as mesmas regras das sessões adultas, e todas as proposições indicadas por eles entram na pauta do Legislativo, apresentadas pela Mesa Diretora, que faz o encaminhamento ao Poder Executivo do município.

Nesta quinta, os estudantes debateram e aprovaram dez indicações (leia mais abaixo).

Os estudantes fizeram, também, uma homenagem ao técnico do Legislativo Márcio Roberto Gonçalves, que coordenou os trabalhos do Programa Vereador Mirim durante boa parte do período da 13ª Legislatura.

A presidente da Câmara Mirim, Yasmin Santos de Lima, aluna do Centro Educacional Municipal Armando César Ghislandi, aprovou a experiência de participar do programa: “Eu gostei bastante, porque muitos de nós [vereadores mirins] não sabíamos como funcionava uma câmara de vereadores, o que eram indicações, requerimentos, então pudemos aprender mais sobre como trabalha a Casa Legislativa”.

Acompanharam a sessão os vereadores Joceli Nazari (PPS) e Lucas Gotardo (PSB).

Indicações aprovadas


As indicações do vereador mirim Jonatan Waltrick, do CAIC Ayrton Senna da Silva, são de que sejam pintadas as faixas de pedestres localizadas nas ruas Brusque, Angelina, Blumenau, Corupá e Campo Erê, no bairro dos Municípios; que sejam colocadas novas lixeiras ao longo da 5ª Avenida; e que seja instalado um parquinho infantil na Rua Canelinha, esquina com 6ª Avenida.

A representante do Centro Educacional Municipal (CEM) Ariribá, Lilian Dümes Bittencourt, solicita a colocação de novas portas nas lixeiras do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Ariribá e no posto de saúde no bairro Ariribá; a manutenção e reposição dos equipamentos esportivos da quadra, bem como a manutenção dos computadores da sala de informática e a instalação de aparelhos de televisão em algumas salas do CEM Ariribá; e a intensificação da fiscalização em relação a animais domésticos circulando na areia da Praia Central.

Por fim, Nathália Panca Rodrigues, aluna do CEM Jardim Iate Clube, indica a limpeza do entulho localizado nos fundos da creche Pequeno Navegador, no bairro Iate Clube, e a colocação de carteiras na sala de Educação Física do CEM Jardim Iate Clube.

Eleições para a 14ª Legislatura


Estão inscritas 18 instituições de ensino para as eleições do Programa Vereador Mirim 2018, da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú. Os estudantes interessados em participar do processo eleitoral terão até o dia 18 de abril para efetivar as suas inscrições.

Os candidatos devem ter entre 12 e 15 anos e 11 meses, e estar matriculados em uma das escolas participantes do programa. O período de 23 a 30 de abril será destinado às campanhas dos alunos, e a realização das eleições ocorrerá na primeira semana do mês de maio, seguindo a simetria utilizada pelo Tribunal Regional Eleitoral/TRE.

Cada escola participante que atingir o maior número de votos proporcional, elegerá um vereador mirim para compor as 13 vagas da 14ª Legislatura (2018-2019) do programa Vereador Mirim. A posse dos novos vereadores mirins eleitos, representantes de cada escola, deverá acontecer no dia 24 de maio, no plenário Vereador Walter Eilers.

 

ESCOLAS INSCRITAS

1- CEM Ariribá

2- CAIC Ayrton Senna da Silva

3- CEM Giovania de Almeida

4- CEM Jardim Iate Clube

5- Colégio Margirus

6- CEM Professor Antonio Lúcio

7- EEB Presidente João Goulart

8- CEM Presidente Médici

9- CEM Taquaras

10- CEM Tomaz Francisco Garcia

11- CEM Vereador Santa

12- CEM Estaleiro Dona Lila

13- Escola Bilíngue Semear

14- Centro Educacional Aster

15- CEM Nova Esperança

16- CEM Dona Lili

17- EEB Profª Maria da Glória Pereira

18- EEB Higino João Pio

 


Notícias

Legislativo aprova um projeto nesta terça-feira (16)

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú deliberou sobre seis projetos, uma moção e oito indicações, na reunião ordinária desta terça-feira (16). O plenário aprovou o projeto de lei substitutivo, do vereador Elizeu Pereira (MDB), que altera e acrescenta dispositivo à legislação que regulamenta a colocação de placas informativas em todas as obras públicas realizadas no município.

Premiação do Concurso Estudante Cidadão será na quinta (18)

Acontece nesta quinta-feira (18), na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, a sessão solene de premiação dos finalistas e professores orientadores do 4º Concurso Estudante Cidadão de Desenho e Redação. Na solenidade, que inicia às 19h no plenário “Vereador Walter Eilers”, também serão homenageados professores das redes públicas estadual, municipal e privada do município, através da premiação “Professor Nota Dez”.

Legislativo divulga resultado do 4º Concurso Estudante Cidadão

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú divulga o resultado do 4º Concurso Estudante Cidadão de Desenho e Redação, com a classificação dos estudantes homologada pelo presidente vereador Roberto Souza Junior (MDB), e também publicada no jornal oficial e no site do Legislativo Municipal...