Legislativo aprova um projeto nesta terça-feira (16)

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú deliberou sobre seis projetos, uma moção e oito indicações, na reunião ordinária desta terça-feira (16). O plenário aprovou o projeto de lei substitutivo 88/2018, que altera e acrescenta dispositivo à legislação que regulamenta a colocação de placas informativas em todas as obras públicas realizadas no município.

Ordem do Dia
No momento da deliberação do parecer pela rejeição, da Comissão de Justiça e Redação (CJR), ao Projeto de Lei Ordinária 181/2017, o autor da matéria, vereador Joceli Nazari (PPS), solicitou a retirada do projeto. O texto dispõe sobre a implantação do programa de humanização permanente de apoio psicológico às mulheres que sofreram aborto espontâneo ou óbito fetal no âmbito hospitalar da rede municipal de saúde e dá outras providências.

Projetos em primeira discussão
Foram retirados, a pedido do autor, vereador Moacir Schmidt (PSDB), dois projetos de lei ordinária que tramitam conjuntamente: o 148/2017, que dispõe sobre a criação do programa empresa amiga do esporte e do lazer, e o 29/2018, que dispõe sobre a criação do programa empresa amiga da escola.

Projetos em votação única
O Projeto de Lei Ordinária 163/2013, do vereador Nilson Probst (MDB), institui o Programa Farmácia Solidária no município de Balneário Camboriú, com o objetivo de fornecer gratuitamente medicamentos à população de baixa renda e aos idosos residentes no município. O texto do PLO, dispõe que o programa consiste na arrecadação de sobras medicamentosas não vencidas junto à população, e sua subsequente distribuição pelas unidades básicas. A emenda 1, do vereador Gelson Rodrigues (PSB), foi retirada a pedido do autor da mesma.

Após amplo debate, o pedido de vista, feito pelo vereador Pedro Francez (PR) ao projeto, foi aprovado por 13 votos favoráveis e quatro contrários dos vereadores André Meirinho (PP), Arlindo Cruz (MDB), Leonardo Piruka (PP) e Nilson Probst (MDB).

Foi retirado de pauta, a pedido do autor, o Projeto de Lei Ordinária 144/2017, vereador Pedro Francez (PR), que institui a isenção do pagamento da tarifa do transporte coletivo a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

Já o Projeto de Lei Substitutivo 88/2018, do vereador Elizeu Pereira (MDB), foi aprovado pela unanimidade dos vereadores presentes. O PLS altera e acrescenta dispositivo à Lei Municipal nº 3.469/2012, que regulamenta a colocação de placas informativas em todas as obras públicas realizadas no município de Balneário Camboriú. O autor justifica que o projeto visa disponibilizar informações aos munícipes acerca de obras paralisadas por mais de 30 dias e os motivos que determinaram a interrupção da obra. O texto será enviado para sanção do Poder Executivo.

Moção de congratulação
Foi aprovada a moção de congratulação 373/2018, dos vereadores do PSDB, Aldemar Pereira/Bola e Moacir Schmidt, aos candidatos das bancadas estadual e federal do PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira, sr. Marcos Vieira, dr. Vicente Caropreso e sra. Geovania de Sá, eleitos deputados estaduais e deputada federal no dia 07 de outubro de 2018. A proposição recebeu 12 votos favoráveis, um contrário do vereador Marcelo Achutti (PP) e teve cinco ausências.

Indicações encaminhadas ao Executivo Municipal

Do vereador Arlindo Cruz (MDB)
1809/2018: para implantar uma faixa elevada no entroncamento da Avenida Santa Catarina com a Rua Acre, Bairro dos Estados.
1810/2018 e 1811/2018: implantação de estacionamentos de curta duração, respectivamente, na Terceira Avenida esquina Rua 910 e defronte ao número 1350, da Avenida Normando Tedesco.
1812/2018: para implantar um semáforo no entroncamento da Avenida Santa Catarina com a Rua Acre, Bairro dos Estados.

Do vereador Omar Tomalih (PSB)
1805/2018: a desobstrução do sistema de drenagem pluvial na Rua João Francisco dos Santos esquina com a Rua Miguel Matte, Pioneiros.
1808/2018: a imediata desobstrução do sistema de drenagem pluvial na Rua 921, esquina com a avenida Brasil, no Centro de Balneário Camboriú.
1807/2018: para que faça a delegação da administração e manutenção dos Centros Comunitários, através de instrumento hábil, às Associações de Bairros.

Do vereador Roberto Souza Junior (MDB)
1806/2018: a substituição da pavimentação paver por pavimentação asfáltica, no cruzamento entre a 3ª Avenida e a Avenida Alvin Bauer, no Bairro Centro.

TEXTO: DÉBORA GASCHO - DRT/SC 1123 - JP
FOTOS: MÁRCIO GONÇALVES

Não haverá sessões no Legislativo Municipal nesta semana

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú não terá sessões plenárias nesta terça e quarta-feira (30 e 31), em função de já terem ocorrido oito reuniões ordinárias no mês de outubro, conforme estabelecido pelo Regimento Interno.

Nota oficial sobre o incidente ocorrido nos corredores da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú

O presidente da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, Roberto Souza Junior, lamenta o episódio ocorrido na noite desta terça-feira, 23/10, no corredor central da Casa Legislativa, no qual o assessor parlamentar Samuel Rodrigues, lotado no gabinete do vereador Leonardo Martins Machado (Piruka), foi "agredido fisicamente" por Juliano Wandallen (Ninja), esposo da vereadora Juliethe Nitz.

Legislativo remarca licitação para equipamentos da Rádio Câmara

O Legislativo Municipal remarcou para o dia 31 de outubro o pregão presencial do Processo Licitatório 022/2018, para contratação de empresa para o fornecimento e instalação de materiais e equipamentos para a montagem do estúdio da Rádio Câmara de Balneário Camboriú.