Três projetos aprovados na sessão desta terça (09)

A pauta da sessão ordinária desta terça-feira (09) da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú foi composta por nove projetos de lei e 60 indicações.

O plenário aprovou a redação final do Projeto de Lei 56/2018, de Marcos Kurtz e Walter Baldi, que assegura ao cônjuge, ascendente, descendente e irmão do consumidor de serviços públicos o direito de solicitar a inclusão do seu nome na fatura mensal de consumo; o PL 122/2016, de Leonardo Piruka, que dispõe sobre a credencial de identificação das pessoas ostomizadas; e o PL 29/2017, de Juliethe Nitz, que dispõe sobre a criação do “Disque Cidade Limpa” no município.

Redação final

Foi aprovada a redação final do Projeto de Lei 56/2018, dos vereadores Marcos Kurtz (MDB) e Walter Baldi (PTB), que assegura ao cônjuge, ascendente, descendente e irmão do consumidor de serviços públicos o direito de solicitar a inclusão do seu nome na fatura mensal de consumo. A redação final foi aprovada com 15 votos favoráveis, duas abstenções (dos vereadores Aldemar Pereira/Bola-PSDB e Arlindo Cruz-MDB) e uma ausência (do vereador Joceli Nazari-PPS), e o projeto será encaminhado à sanção do prefeito municipal.

Projetos em 1ª discussão

Foi retirado de pauta a pedido do autor o projeto 148/2017, do vereador Moacir Schmidt (PSDB), que dispõe sobre a criação do programa empresa amiga do esporte e do lazer, no município de Balneário Camboriú. Os PLs 29/2018, do mesmo parlamentar, 31/2018, do vereador Arlindo Cruz, e 55/2018, do vereador Walter Baldi, por tratarem do mesmo assunto, foram apensados ao 148/2017 e tramitam de forma conjunta, e foram, assim, igualmente retirados de pauta.

Foi apresentado em primeira discussão o projeto 88/2018, do vereador Elizeu Pereira (MDB), que altera e acrescenta dispositivos à Lei Municipal 3469/2012, que regulamenta a colocação de placas informativas em todas as obras públicas realizadas em Balneário Camboriú.

Projetos em votação

O Projeto de Lei 122/2016, do vereador Leonardo Piruka (PP), dispõe sobre a credencial de identificação das pessoas ostomizadas, e foi aprovado pela unanimidade dos parlamentares presentes. O PL garante às pessoas ostomizadas um documento de identificação a ser expedido pela Secretaria Municipal de Saúde, desde que os interessados estejam devidamente cadastrados no Programa de Atendimento de Pacientes Ostomizados e Incontinentes, e será encaminhado à sanção do prefeito municipal.

O projeto 29/2017, da vereadora Juliethe Nitz (PR), dispõe sobre a criação do “Disque Cidade Limpa” no município, e foi aprovado pela unanimidade dos vereadores presentes, assim como a emenda de número 01, de autoria da própria vereadora. O PL continua tramitando no Legislativo para deliberação da redação final.

De acordo com os textos do projeto e da emenda, o “Disque Cidade Limpa” consiste em acolher denúncias de despejos irregulares de resíduos, através de uma linha telefônica exclusiva a ser disponibilizada pela prefeitura, bem como promover a sua retirada das vias públicas e terrenos baldios. Constatada a autoria dos despejos irregulares, deverão ser aplicadas as multas previstas na Lei nº 3.854/2015.

Parecer pela rejeição

Foi retirado de pauta a pedido do autor o Projeto de Lei 193/2017, do vereador David La Barrica (PSB), que dispõe sobre o serviço voluntário prestado no município, que tem parecer pela rejeição da Comissão de Justiça e Redação do Legislativo.

Para conferir as 60 indicações encaminhadas na sessão, clique aqui.

Não haverá sessões no Legislativo Municipal nesta semana

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú não terá sessões plenárias nesta terça e quarta-feira (30 e 31), em função de já terem ocorrido oito reuniões ordinárias no mês de outubro, conforme estabelecido pelo Regimento Interno.

Nota oficial sobre o incidente ocorrido nos corredores da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú

O presidente da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, Roberto Souza Junior, lamenta o episódio ocorrido na noite desta terça-feira, 23/10, no corredor central da Casa Legislativa, no qual o assessor parlamentar Samuel Rodrigues, lotado no gabinete do vereador Leonardo Martins Machado (Piruka), foi "agredido fisicamente" por Juliano Wandallen (Ninja), esposo da vereadora Juliethe Nitz.

Legislativo remarca licitação para equipamentos da Rádio Câmara

O Legislativo Municipal remarcou para o dia 31 de outubro o pregão presencial do Processo Licitatório 022/2018, para contratação de empresa para o fornecimento e instalação de materiais e equipamentos para a montagem do estúdio da Rádio Câmara de Balneário Camboriú.