100%
Canal:
Palavras-Chave:
Ano:
 

Curso no Legislativo abordou papel do vereador

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú sediou, na tarde desta quarta-feira (26), o curso “O que é ser vereador? Competência e Responsabilidade”, ministrado pelo Dr. André Leandro Barbi de Souza, especialista em direito público e um dos palestrantes mais requisitados da atualidade na área.

O curso abordou as competências e responsabilidades do vereador, em suas atividades legisladora, fiscalizadora e relativa ao orçamento municipal. “O papel do vereador está exigindo cada vez mais conhecimento, a responsabilidade aumenta à medida que o cidadão vai entendendo melhor como funciona a câmara, qual o papel do poder legislativo, então tanto para o vereador, quanto para o servidor que assessora a atividade parlamentar e também para o cidadão, é importante tratar desse tema”, afirma Barbi de Souza.

A abertura do evento foi feita pelo presidente do Legislativo, vereador Roberto Souza Junior (MDB), e pelo presidente do Parlaamfri, vereador Gelson Rodrigues (PSB). Em seguida, o diretor da empresa Softcam, Ademir Sebold, falou sobre a importância dos recursos tecnológicos na gestão pública, e passou-se, após, ao curso em si.

“Todo conhecimento que as pessoas buscam é importante, principalmente quando o conhecimento é em benefício da coletividade. Os que estiveram aqui puderam perceber que o vereador pode desenvolver um trabalho ainda melhor para a comunidade, pode exercer sua função de fiscalização com mais afinco em prol do munícipe”, ressalta Roberto Souza Junior.

O curso não teve nenhum tipo de custo para os participantes, tampouco para a Câmara de Vereadores, graças a uma parceria do Legislativo, através do Departamento de Comunicação, e do Parlaamfri (Parlamento da Macro Região da Foz do Rio Itajaí), com a empresa Softcam e o Instituto IGAM de Porto Alegre.

Gelson Rodrigues avalia que a parceria foi positiva, resultando em um evento muito importante, e acrescenta que pretende, como presidente do Parlaamfri, realizar com mais frequência “palestras, aulas, cursos, aulas magnas com professores renomados, para que possamos entender melhor o papel real da política junto à comunidade”.

O curso teve participação de vereadores, servidores e assessores parlamentares dos legislativos de Balneário Camboriú e de cidades da região, dos vereadores mirins de Balneário Camboriú e de interessados da comunidade.

O evento serviu também de base para a implantação da Escola do Legislativo de Balneário Camboriú, que terá sessão solene de instalação e aula magna no dia 4 de outubro.

 

Notícias

Audiência pública discute LOA 2019

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú realizou, nesta quinta-feira (13), uma audiência pública para debater o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) do município para 2019.

Vereadores mirins aprovam dez indicações na reunião de dezembro

Os vereadores mirins de Balneário Camboriú realizaram nesta quinta-feira (13) a última reunião ordinária do ano.

Na Ordem do Dia, os jovens parlamentares votaram e aprovaram dez indicações, que entrarão na pauta do Legislativo e serão encaminhadas através da Mesa Diretora da Câmara Municipal.