Câmara Mirim debate sobre a prevenção ao suicídio

A quarta reunião ordinária mensal da 14ª Legislatura dos vereadores mirins de Balneário Camboriú foi realizada na tarde desta quinta-feira (20).

O plenário mirim abriu o espaço da Tribuna Livre para o coordenador e voluntário do Centro de Valorização da Vida/CVV de Balneário Camboriú, José de Arimatéa Ribeiro Moraes, que falou sobre as atividades realizadas pela entidade, da prevenção ao suicídio e foi sabatinado pelos mirins.

Na Ordem do Dia foram aprovadas 10 indicações apresentadas pelos estudantes, que entrarão na pauta do Legislativo e serão encaminhadas ao chefe do Poder Executivo através da Mesa Diretora da Câmara Municipal.

Após o encontro, a coach pedagógica Sandra Tomio ministrou a palestra “As dores do adolescente” para os jovens parlamentares.

Indicações deliberadas na Ordem do Dia

O vereador mirim Carlos Fernando Freitas Kluge, do Centro Educacional Municipal Giovânia de Almeida, indicou a pavimentação ecológica na Rua Higino João Pio, bairro Estaleirinho, visando a melhoria da drenagem das águas pluviais e para evitar o risco de alagamentos.

A solicitação vereador mirim Fabricio Ricardo Heckler é para que seja feita a troca e instalação das tomadas no Centro Educacional Municipal Jardim Iate Clube.

A manutenção ou reposição dos bebedouros do Centro Educacional Municipal Ariribá é a preocupação da vereadora mirim Lilian Dümes Bittencourt, que identificou muitos equipamentos com fluxo de água baixo e outros que sequer funcionam. A jovem parlamentar também indica a instalação de mais lixeiras nos bairros Ariribá e Pioneiros.

Já o vereador mirim Marcelo Vinicius Mendes de Freitas Ferrer, da Escola Bilíngue Semear, pede para que seja feita a conclusão do asfaltamento da rua 3030, próximo a sua escola.

O vereador mirim Vinícius Henrique Adur de Oliveira, do Centro Educacional Municipal Nova Esperança, solicita três indicações: a pintura e reforma da lombada na Rua José Honorato da Silva esquina com a Rua Júlia Serrão; a manutenção das portas e torneiras dos banheiros da sua escola e a instalação de postes de iluminação na rua Leonesa Pereira Motta, na altura do parque, esquina com a Marginal Leste.

Por fim, o vereador mirim Joab Reis, representante do Centro Educacional Municipal Taquaras, faz duas indicações para a sua unidade escolar: a manutenção do campo e a instalação de bicicletários.

Palestra “As dores do adolescente”

As dores do adolescente foi o tema da palestra ministrada pela coach pedagógica Sandra Tomio, logo após a reunião ordinária dos vereadores mirins.

Na palestra interativa, Sandra falou para os jovens parlamentares perceberem que as dores são importantes e necessárias para o crescimento deles, mas não que podem ficar tão grandes ao ponto de chegar do tamanho da dor que gerou o “Setembro Amarelo”, a questão do suicídio.

A conversa ainda abrangeu a temática da empatia e sobre como os estudantes se sentem na escola. “ A ideia é de que eles sejam influenciadores e que transformem a sua geração, a partir das ideias geradas aqui”, enfatizou Sandra Tomio.

Audiência pública discute LOA 2019

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú realizou, nesta quinta-feira (13), uma audiência pública para debater o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) do município para 2019.

Vereadores mirins aprovam dez indicações na reunião de dezembro

Os vereadores mirins de Balneário Camboriú realizaram nesta quinta-feira (13) a última reunião ordinária do ano.

Na Ordem do Dia, os jovens parlamentares votaram e aprovaram dez indicações, que entrarão na pauta do Legislativo e serão encaminhadas através da Mesa Diretora da Câmara Municipal.