Comitiva colombiana visita a Câmara de Vereadores

Cerca de 15 participantes de uma missão técnica da Universidade de Santander, na Colômbia, a Balneário Camboriú e região estiveram na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú nesta segunda-feira (29).

A comitiva foi recebida na Sala de Reuniões do Legislativo, em encontro organizado pelo gabinete do vereador Joceli Nazari (PPS) com representantes da Secretaria Municipal de Turismo, da Polícia Militar e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), os quais apresentaram dados sobre a cidade aos visitantes.

Formada por alunos de cursos de pós-graduação da Universidade de Santander, dois prefeitos municipais (das cidades colombianas de Carmen e Teorema), um juiz de Direito, agentes políticos e empresários, a missão técnica tem o objetivo de estabelecer relações institucionais, acadêmicas e empresariais com Balneário Camboriú e região.

A missão foi organizada, do lado colombiano, por Sonia Cristina Oviedo Portilla, professora da Universidade de Santander e diretora executiva da Fundação Capital Metropolitana da cidade de Bucaramanga, e, pelo lado brasileiro, por Janete Terezinha Buzzi, professora com formação nas áreas Agroalimentar e de Meio Ambiente que atua com comércio exterior e na organização de eventos internacionais.

A comitiva chegou a Balneário Camboriú no domingo (28) e fica na região até esta quinta-feira (1º), e a agenda de visitas contempla reuniões com representantes da Faculdade Avantis, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e do Porto de Itajaí.

Reunião no Legislativo

A reunião foi aberta pele vereador Joceli Nazari, que falou sobre alguns aspectos da cidade, como o atendimento em saúde, o saneamento básico e o projeto de alargamento da faixa de areia da Praia Central. Em seguida, o tenente coronel José Evaldo Hoffmann Junior, comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, apresentou informações sobre a segurança no município.

O diretor-geral da Secretaria Municipal de Turismo, Nelson Oliveira, falou sobre os principais atrativos turísticos de Balneário Camboriú, e a diretora de Relações Institucionais da CDL, Luciene Vieira, mostrou alguns dados econômicos e comerciais da cidade.

A professora Sonia Cristina Oviedo Portilla discorreu brevemente sobre a missão técnica, sendo seguida por falas do secretário-geral do estado colombiano de Santander, Camilo Andres Arenas Valdivieso, do assessor jurídico do município de Flórida Blanca, Rafael Antonio Marin Lozano, e do juiz de Direito Ruben Fernando Morales Rey.

TEXTO: RAQUEL SANDER - DRT/RS 13834 - JP
FOTOS: CHARLES CAMARGO

Câmara sedia audiência pública nesta segunda (18)

Assunto é projeto que ratifica acordo judicial e cria o Índice de Confortabilidade de Obra (ICON) e o Índice de Confortabilidade Adicional (ICAD) para fins de outorga onerosa do direito de construir adicional.

Rádio Câmara faz cobertura especial

A programação deste domingo (17) da Rádio Câmara de Balneário Camboriú foi especial, dando destaque aos danos causados pelo alto volume de chuva ocorrido na região.
Desde as 22h até depois da meia-noite, a emissora esteve à disposição da comunidade e do poder público, veiculando entrevistas e noticiando ocorrências causadas pela enxurrada.

Seis projetos deliberados pelo Legislativo na reunião ordinária

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú deliberou sobre seis projetos na sessão plenária desta quarta-feira (13).

Na Ordem do Dia, dentre as proposições, os parlamentares aprovaram a redação final do Projeto de Lei 165/2017, do vereador Patrick Machado (PDT), que institui o “Famílias Acolhedoras” no município. Também foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária 166/2018, do Poder Executivo, que aprova deliberação do Conselho da Cidade/CONCIDADE-BC.

Três projetos aprovados na sessão desta terça (12)

Um deles é o 90/2018, do vereador Aldemar Pereira/Bola (PSDB), que proíbe a utilização e o fornecimento de canudos de plástico pelos restaurantes, bares, lanchonetes, quiosques, vendedores ambulantes e similares em Balneário Camboriú.