Composição do Comitê de Gestão de Resíduos Sólidos será na sexta (26)

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú sediará, nesta sexta-feira (26), às 19h, o Fórum do Comitê de Gestão de Resíduos Sólidos de Balneário Camboriú e Camboriú.

O Fórum inicia com um bate-papo com o vice-presidente de Desenvolvimento Econômico Local da ACIBALC (Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú), José Santos Pereira, com o tema: "Os pontos centrais da questão social e a governança na gestão". Em seguida, haverá a composição dos membros do Comitê.

De acordo com os organizadores do evento – Ecossistemas Cidades Criativas e Balneário Camboriú Lixo Zero – o Comitê “será um organismo social de atuação na gestão de resíduos sólidos sem personalidade jurídica e sem segmentação. Atuará para promover o diálogo, a liberdade e a sustentabilidade, bem como para obter o acesso a informações, arbitrar conflitos, articular de forma intersetorializada o plano, as inovações, as ações e intervenção dos órgãos competentes na execução de ações na gestão de resíduos sólidos”.

As inscrições para os interessados em compor o Comitê encerram nesta quinta-feira (25), e podem se inscrever coletivos da sociedade civil organizada, instituições governamentais e concessionárias de serviço público, instituições de ensino, inovação, pesquisa e extensão, e empreendedores associativos, colaborativos, solidários, culturais e criativos.

Mais informações sobre o Fórum do Comitê de Gestão de Resíduos Sólidos de Balneário Camboriú e Camboriú você encontra na página do evento no Facebook, clicando aqui.

No dia 31, será realizada a solenidade de posse dos membros do Comitê, também na Câmara de Vereadores, às 19h.

Semana Lixo Zero

O Fórum faz parte da Semana Lixo Zero de Balneário Camboriú, que está acontecendo desde o dia 19 e segue até o dia 28 de outubro na cidade, com diversas atividades, como palestras, oficinas, apresentações culturais e ações de limpeza urbana.

Nesta edição, as atividades têm como tema “Lixo Zero é uma atitude cidadã”, com foco nos seguintes questionamentos: “Qual a responsabilidade de cada cidadão na geração de lixo? O que pode ser feito para reduzir a produção de resíduos nas cidades?”.

A Semana Lixo Zero é organizada por voluntários locais em parceria com o Instituto Lixo Zero, idealizador da iniciativa. Fundado em 2010, com sede em Florianópolis, o Instituto é uma organização civil e sem fins lucrativos que faz parte do Zero Waste International Alliance, e tem como objetivo disseminar o conceito de lixo zero e articular programas de conscientização nas empresas, destacando a importância da certificação, reestruturação e controle sobre o lixo que elas produzem.

A programação completa da Semana Lixo Zero de Balneário Camboriú pode ser consultada na página do Balneário Camboriú Lixo Zero no Facebook, clicando aqui.

TEXTO: Raquel Sander - DRT/RS 13834 - JP
FOTOS: Divulgação Balneário Camboriú Lixo Zero

Câmara sedia audiência pública nesta segunda (18)

Assunto é projeto que ratifica acordo judicial e cria o Índice de Confortabilidade de Obra (ICON) e o Índice de Confortabilidade Adicional (ICAD) para fins de outorga onerosa do direito de construir adicional.

Rádio Câmara faz cobertura especial

A programação deste domingo (17) da Rádio Câmara de Balneário Camboriú foi especial, dando destaque aos danos causados pelo alto volume de chuva ocorrido na região.
Desde as 22h até depois da meia-noite, a emissora esteve à disposição da comunidade e do poder público, veiculando entrevistas e noticiando ocorrências causadas pela enxurrada.

Seis projetos deliberados pelo Legislativo na reunião ordinária

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú deliberou sobre seis projetos na sessão plenária desta quarta-feira (13).

Na Ordem do Dia, dentre as proposições, os parlamentares aprovaram a redação final do Projeto de Lei 165/2017, do vereador Patrick Machado (PDT), que institui o “Famílias Acolhedoras” no município. Também foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária 166/2018, do Poder Executivo, que aprova deliberação do Conselho da Cidade/CONCIDADE-BC.

Três projetos aprovados na sessão desta terça (12)

Um deles é o 90/2018, do vereador Aldemar Pereira/Bola (PSDB), que proíbe a utilização e o fornecimento de canudos de plástico pelos restaurantes, bares, lanchonetes, quiosques, vendedores ambulantes e similares em Balneário Camboriú.