Composição do Comitê de Gestão de Resíduos Sólidos será na sexta (26)

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú sediará, nesta sexta-feira (26), às 19h, o Fórum do Comitê de Gestão de Resíduos Sólidos de Balneário Camboriú e Camboriú.

O Fórum inicia com um bate-papo com o vice-presidente de Desenvolvimento Econômico Local da ACIBALC (Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú), José Santos Pereira, com o tema: "Os pontos centrais da questão social e a governança na gestão". Em seguida, haverá a composição dos membros do Comitê.

De acordo com os organizadores do evento – Ecossistemas Cidades Criativas e Balneário Camboriú Lixo Zero – o Comitê “será um organismo social de atuação na gestão de resíduos sólidos sem personalidade jurídica e sem segmentação. Atuará para promover o diálogo, a liberdade e a sustentabilidade, bem como para obter o acesso a informações, arbitrar conflitos, articular de forma intersetorializada o plano, as inovações, as ações e intervenção dos órgãos competentes na execução de ações na gestão de resíduos sólidos”.

As inscrições para os interessados em compor o Comitê encerram nesta quinta-feira (25), e podem se inscrever coletivos da sociedade civil organizada, instituições governamentais e concessionárias de serviço público, instituições de ensino, inovação, pesquisa e extensão, e empreendedores associativos, colaborativos, solidários, culturais e criativos.

Mais informações sobre o Fórum do Comitê de Gestão de Resíduos Sólidos de Balneário Camboriú e Camboriú você encontra na página do evento no Facebook, clicando aqui.

No dia 31, será realizada a solenidade de posse dos membros do Comitê, também na Câmara de Vereadores, às 19h.

Semana Lixo Zero

O Fórum faz parte da Semana Lixo Zero de Balneário Camboriú, que está acontecendo desde o dia 19 e segue até o dia 28 de outubro na cidade, com diversas atividades, como palestras, oficinas, apresentações culturais e ações de limpeza urbana.

Nesta edição, as atividades têm como tema “Lixo Zero é uma atitude cidadã”, com foco nos seguintes questionamentos: “Qual a responsabilidade de cada cidadão na geração de lixo? O que pode ser feito para reduzir a produção de resíduos nas cidades?”.

A Semana Lixo Zero é organizada por voluntários locais em parceria com o Instituto Lixo Zero, idealizador da iniciativa. Fundado em 2010, com sede em Florianópolis, o Instituto é uma organização civil e sem fins lucrativos que faz parte do Zero Waste International Alliance, e tem como objetivo disseminar o conceito de lixo zero e articular programas de conscientização nas empresas, destacando a importância da certificação, reestruturação e controle sobre o lixo que elas produzem.

A programação completa da Semana Lixo Zero de Balneário Camboriú pode ser consultada na página do Balneário Camboriú Lixo Zero no Facebook, clicando aqui.

TEXTO: Raquel Sander - DRT/RS 13834 - JP
FOTOS: Divulgação Balneário Camboriú Lixo Zero

Câmara aprova dois projetos nesta quarta (11)

Na reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, desta quarta-feira (7), estavam em pauta seis projetos, duas moções, um pedido de informação e oito indicações. Com anuência do plenário, foi incluído mais um pedido de informação para deliberação na Ordem do Dia.

Câmara substitui copos plásticos por canecas

Buscando diminuir o impacto no meio ambiente, o legislativo iniciou a substituição do uso de copos plásticos por canecas sustentáveis, em material de alta durabilidade e térmico. Essa é uma das iniciativas dentre várias que buscam o engajamento de todos servidores e agentes públicos para a causa ambiental. Com a automação que está sendo realizado na Câmara, o uso de papéis deverá diminuir mais de 90% nos próximos dias.

Confira o resumo da sessão desta terça (06)

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú deliberou, na primeira sessão do mês de novembro, sobre quatro projetos, oito moções, dois pedidos de informação e 36 indicações.

Confira a pauta e a Tribuna Livre da 1ª sessão de novembro

A sessão plenária da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú desta terça-feira (06) receberá três convidados para falar na Tribuna Livre, espaço na primeira reunião do mês destinado a cidadãos e entidades para discorrerem sobre temas de interesse do município.