Noite de premiação de estudantes e professores no Legislativo

Com o plenário lotado, a Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú realizou, na noite desta quinta-feira (18), a sessão solene especial de entrega das premiações do 4º Concurso Estudante Cidadão e do Professor Nota Dez 2018.

Foram premiados os estudantes finalistas, os professores orientadores dos classificados em primeiro lugar em cada categoria e ano do ensino fundamental e o Centro Educacional Municipal Giovânia de Almeida, instituição vencedora na categoria Escola Cidadã, e também os 28 professores indicados pelas instituições de ensino para o Prêmio Professor Nota Dez.

Nesta quarta edição do Concurso Estudante Cidadão, as 17 escolas participantes mobilizaram seus alunos para debater sobre o tema: “Educação Inclusiva. Como garantir o direito de todos à educação?”. Na Etapa Escolar, foram realizados cerca de 5 mil trabalhos, entre desenhos e redações. Já na Etapa Municipal, as unidades de ensino selecionaram e inscreveram 115 trabalhos, que foram analisados pela Comissão de Avaliação e Julgamento, para classificação dos finalistas em cada categoria dos desenhos e redações.

Participaram da mesa principal, na sessão solene presidida pelo vereador Roberto Souza Junior (PMDB), a secretária municipal de Educação, Rosângela Percegona Borba; a diretora da Coordenação de Oficinas do Ensino Complementar da Secretaria de Educação, Nilzete Teixeira; a secretária-adjunta da Secretaria de Educação, Marilene Rosana Severino Cardoso; e a artista plástica Evelina Ana Carrajola e a jornalista Helen Francine Marin Thives, representando a Comissão de Avaliação e Julgamento do 4º Concurso Estudante Cidadão, também composta pelas jornalistas Katya Santos, Mari Junkes e Rafaela Dalago. Estiveram presentes também os vereadores da Casa, assim como os vereadores mirins de Balneário Camboriú.

No início da cerimônia, o cantor, compositor e músico Diogo Rosa interpretou duas canções de sua autoria, para abrilhantar a noite de premiações. Também houve a apresentação de um vídeo sobre o concurso, produzido pela TV Câmara de Balneário Camboriú.

Concurso Estudante Cidadão de Desenho e Redação
O Concurso Estudante Cidadão, criado pela Resolução 558/2015, é direcionado aos alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, matriculados nas escolas públicas e particulares do município. O primeiro lugar de cada ano nas categorias Desenho e Redação recebeu um tablet, e todos os alunos classificados do 1° ao 3° lugares, em cada ano do ensino fundamental e categoria, receberam medalhas de mérito, nas modalidades ouro, prata e bronze.

Nesta edição do concurso, foi incluída, através da Resolução 582/2018, premiação aos professores orientadores responsáveis pelos alunos classificados em 1º lugar de cada ano, que receberam um tablet e um diploma. O Centro Educacional Municipal Giovânia de Almeida, que venceu a categoria Escola Cidadã pelo segundo ano consecutivo, por apresentar a melhor estratégia para debater o tema com planos de sensibilização e mobilização, foi premiado com uma TV de 55 polegadas e um diploma outorgado pelo Legislativo Municipal.

Prêmio Professor Nota Dez 2018
A premiação é concedida aos professores das redes públicas estadual, municipal e privada de Balneário Camboriú. Após as três edições já realizadas, o Colegiado da Educação de Balneário Camboriú, através do Departamento Técnico Pedagógico do Ensino Fundamental, enviou sugestões à Câmara Municipal visando melhorias na legislação do Prêmio Professor Nota Dez, que foram instituídas pelo Decreto Legislativo 452/2018.

Os professores indicados por suas instituições de ensino foram avaliados pela equipe gestora (direção, supervisão, orientação e administração) utilizando-se dos critérios estabelecidos e do voto direto dos pais e alunos.

Neste ano, houve um caso de empate no Núcleo de Educação Infantil Nova Geração. Após a equipe gestora finalizar o processo de avaliação, três professoras alcançaram a mesma pontuação. Desta forma, por não constar critérios para esta situação de empate no Decreto, ficaram eleitas as três professoras da instituição.

Os diplomas do Prêmio Professor Nota Dez foram outorgados pela Câmara Municipal, em reconhecimento às experiências educativas com trabalhos inovadores, criativos e transformadores no exercício das atividades didático-pedagógicas de ensino neste ano letivo de 2018.

Confira, nos anexos, os finalistas do 4º Concurso Estudante Cidadão, e veja mais fotos da sessão solene no álbum da página da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú – clique aqui.

TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO CVBC
FOTOS: MÁRCIO GONÇALVES

Câmara aprova dois projetos nesta quarta (11)

Na reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, desta quarta-feira (7), estavam em pauta seis projetos, duas moções, um pedido de informação e oito indicações. Com anuência do plenário, foi incluído mais um pedido de informação para deliberação na Ordem do Dia.

Câmara substitui copos plásticos por canecas

Buscando diminuir o impacto no meio ambiente, o legislativo iniciou a substituição do uso de copos plásticos por canecas sustentáveis, em material de alta durabilidade e térmico. Essa é uma das iniciativas dentre várias que buscam o engajamento de todos servidores e agentes públicos para a causa ambiental. Com a automação que está sendo realizado na Câmara, o uso de papéis deverá diminuir mais de 90% nos próximos dias.

Confira o resumo da sessão desta terça (06)

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú deliberou, na primeira sessão do mês de novembro, sobre quatro projetos, oito moções, dois pedidos de informação e 36 indicações.

Confira a pauta e a Tribuna Livre da 1ª sessão de novembro

A sessão plenária da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú desta terça-feira (06) receberá três convidados para falar na Tribuna Livre, espaço na primeira reunião do mês destinado a cidadãos e entidades para discorrerem sobre temas de interesse do município.