Escola do Legislativo é instalada em Balneário Camboriú

A Escola do Legislativo Félix Eugênio Reichert de Balneário Camboriú foi oficialmente instalada em sessão solene e aula magna, nesta quinta-feira (4), na Câmara Municipal.

No início da solenidade foi apresentada a logomarca do novo órgão e o histórico do ex-vereador de Balneário Camboriú, Félix Eugênio Reichert, homenageado com a denominação da Escola do Legislativo.

A mesa principal do evento foi composta pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Roberto Souza Junior; o presidente da Escola do Legislativo, vereador Gelson Rodrigues; os membros do Conselho Superior da Escola do Legislativo, vereadores Joceli Nazari e Pedro Francez, e representando o Executivo Municipal, a sra. Izabel Bertoldi Cunha, coordenadora técnica do ciclo de alfabetização da Secretaria de Educação. Também estiveram presentes os vereadores Omar Tomalih e Arlindo Cruz.

A estrutura do órgão conta, também, com o secretário parlamentar João Carlos Alves dos Passos, na direção do programa, e a servidora efetiva Carolina Julia da Cruz Silva, na secretaria. Todos foram designados pela Portaria 2486/2018, sendo o exercício dessas funções em regime de colaboração funcional, de caráter voluntário e não remunerado.

A Escola do Legislativo, instituída pela Resolução 583/2018, é vinculada à Mesa Diretora da Câmara Municipal, e segue princípios como a valorização da atividade parlamentar enquanto alicerce da democracia representativa, e da gratuidade e proatividade do aprendizado político, parlamentar e administrativo. Entre os objetivos destacam-se o oferecimento de suporte teórico-conceitual para as atividades institucionais da Câmara Municipal e ações parlamentares de seus vereadores e servidores, além do planejamento e organização de eventos sobre temas de repercussão na comunidade local que contribuam para a educação política e aprimoramento da prática legislativa e administrativa.

Aula magna marca o lançamento da Escola do Legislativo

A Aula Magna de instalação da Escola do Legislativo Félix Eugênio Reichert foi ministrada pelos mestres Maria Salette Rodrigues de Melo, que falou sobre empreendedorismo e Luiz Filipe Goldfeder Reinecke, que explanou sobre o parlamento aberto, transparência e participação no poder legislativo.

Maria Salette Rodrigues de Melo

Maria Salette Rodrigues de Melo é formada em Ciências Econômicas e em Direito. Tem pós-graduação em Economia Empresarial e em Gerência Contábil e é mestra em Ciências Sociais Aplicadas com concentração em Economia. Maria Salette é proprietária da Agência de Correios Franqueada União, é sócia-proprietária da Cecob – Central de Cobranças, e sócia-proprietária na Melo Advogados Associados.

É presidente da Coordenação das Associações Comerciais e Empresariais do Centro-Sul do Paraná (Cacesul); é vice-presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) para a região da Cacesul; presidente do Sindicato das Franquias dos Correios do Paraná (SINFRANCO); e presidente da Associação Nacional das Franquias dos Correios (APOST).

Luiz Filipe Goldfeder Reinecke

Luiz Filipe Goldfeder Reinecke é Diretor de Extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Campus Balneário Camboriú (CESFI/UDESC). Também é Professor Assistente do Departamento de Governança Pública (DGP), no qual atua no curso de Administração Pública.

Na pesquisa, participa do grupo Politeia – Coprodução do bem público: accountability e gestão (ESAG/UDESC), do grupo Paideia (CESFI/UDESC), e é membro da International Society for Third-Sector Researchers (ISTR). Na extensão universitária, atualmente coordena o programa LISS Controle Social, coordena o projeto LabEcoSol e é membro do programa NISP Educação Política.

Sua formação acadêmica é na área da Administração Pública, sendo bacharel em Administração Pública, Mestre em Administração e atualmente cursa Doutorado em Administração, todas na Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC).

“Escola do Legislativo Félix Eugênio Reichert”

A Resolução 585/2018 denomina ‘Escola do Legislativo Félix Eugênio Reichert’ à escola do legislativo de Balneário Camboriú, em homenagem ao ex-vereador de Balneário Camboriú, advogado e professor.

Félix Eugênio Reichert nasceu em São Paulo, em 7 de dezembro de 1940, e faleceu na mesma cidade em 12 de novembro de 2011. Durante 25 anos viveu em Balneário Camboriú, tendo exercido a advocacia na cidade e em Itajaí desde 1968. Foi presidente e fundador da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Balneário Camboriú, e foi vereador na 2ª legislatura (1970-1973) da Câmara de Vereadores do município, exercendo a presidência do órgão no período de 1970 a 1972. Em Itajaí, foi professor e procurador geral da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Premiação do Concurso Estudante Cidadão será na quinta (18)

Acontece nesta quinta-feira (18), na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, a sessão solene de premiação dos finalistas e professores orientadores do 4º Concurso Estudante Cidadão de Desenho e Redação. Na solenidade, que inicia às 19h no plenário “Vereador Walter Eilers”, também serão homenageados professores das redes públicas estadual, municipal e privada do município, através da premiação “Professor Nota Dez”.

Legislativo divulga resultado do 4º Concurso Estudante Cidadão

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú divulga o resultado do 4º Concurso Estudante Cidadão de Desenho e Redação, com a classificação dos estudantes homologada pelo presidente vereador Roberto Souza Junior (MDB), e também publicada no jornal oficial e no site do Legislativo Municipal...