Escola do Legislativo é instalada em Balneário Camboriú

A Escola do Legislativo Félix Eugênio Reichert de Balneário Camboriú foi oficialmente instalada em sessão solene e aula magna, nesta quinta-feira (4), na Câmara Municipal.

No início da solenidade foi apresentada a logomarca do novo órgão e o histórico do ex-vereador de Balneário Camboriú, Félix Eugênio Reichert, homenageado com a denominação da Escola do Legislativo.

A mesa principal do evento foi composta pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Roberto Souza Junior; o presidente da Escola do Legislativo, vereador Gelson Rodrigues; os membros do Conselho Superior da Escola do Legislativo, vereadores Joceli Nazari e Pedro Francez, e representando o Executivo Municipal, a sra. Izabel Bertoldi Cunha, coordenadora técnica do ciclo de alfabetização da Secretaria de Educação. Também estiveram presentes os vereadores Omar Tomalih e Arlindo Cruz.

A estrutura do órgão conta, também, com o secretário parlamentar João Carlos Alves dos Passos, na direção do programa, e a servidora efetiva Carolina Julia da Cruz Silva, na secretaria. Todos foram designados pela Portaria 2486/2018, sendo o exercício dessas funções em regime de colaboração funcional, de caráter voluntário e não remunerado.

A Escola do Legislativo, instituída pela Resolução 583/2018, é vinculada à Mesa Diretora da Câmara Municipal, e segue princípios como a valorização da atividade parlamentar enquanto alicerce da democracia representativa, e da gratuidade e proatividade do aprendizado político, parlamentar e administrativo. Entre os objetivos destacam-se o oferecimento de suporte teórico-conceitual para as atividades institucionais da Câmara Municipal e ações parlamentares de seus vereadores e servidores, além do planejamento e organização de eventos sobre temas de repercussão na comunidade local que contribuam para a educação política e aprimoramento da prática legislativa e administrativa.

Aula magna marca o lançamento da Escola do Legislativo

A Aula Magna de instalação da Escola do Legislativo Félix Eugênio Reichert foi ministrada pelos mestres Maria Salette Rodrigues de Melo, que falou sobre empreendedorismo e Luiz Filipe Goldfeder Reinecke, que explanou sobre o parlamento aberto, transparência e participação no poder legislativo.

Maria Salette Rodrigues de Melo

Maria Salette Rodrigues de Melo é formada em Ciências Econômicas e em Direito. Tem pós-graduação em Economia Empresarial e em Gerência Contábil e é mestra em Ciências Sociais Aplicadas com concentração em Economia. Maria Salette é proprietária da Agência de Correios Franqueada União, é sócia-proprietária da Cecob – Central de Cobranças, e sócia-proprietária na Melo Advogados Associados.

É presidente da Coordenação das Associações Comerciais e Empresariais do Centro-Sul do Paraná (Cacesul); é vice-presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) para a região da Cacesul; presidente do Sindicato das Franquias dos Correios do Paraná (SINFRANCO); e presidente da Associação Nacional das Franquias dos Correios (APOST).

Luiz Filipe Goldfeder Reinecke

Luiz Filipe Goldfeder Reinecke é Diretor de Extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Campus Balneário Camboriú (CESFI/UDESC). Também é Professor Assistente do Departamento de Governança Pública (DGP), no qual atua no curso de Administração Pública.

Na pesquisa, participa do grupo Politeia – Coprodução do bem público: accountability e gestão (ESAG/UDESC), do grupo Paideia (CESFI/UDESC), e é membro da International Society for Third-Sector Researchers (ISTR). Na extensão universitária, atualmente coordena o programa LISS Controle Social, coordena o projeto LabEcoSol e é membro do programa NISP Educação Política.

Sua formação acadêmica é na área da Administração Pública, sendo bacharel em Administração Pública, Mestre em Administração e atualmente cursa Doutorado em Administração, todas na Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC).

“Escola do Legislativo Félix Eugênio Reichert”

A Resolução 585/2018 denomina ‘Escola do Legislativo Félix Eugênio Reichert’ à escola do legislativo de Balneário Camboriú, em homenagem ao ex-vereador de Balneário Camboriú, advogado e professor.

Félix Eugênio Reichert nasceu em São Paulo, em 7 de dezembro de 1940, e faleceu na mesma cidade em 12 de novembro de 2011. Durante 25 anos viveu em Balneário Camboriú, tendo exercido a advocacia na cidade e em Itajaí desde 1968. Foi presidente e fundador da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Balneário Camboriú, e foi vereador na 2ª legislatura (1970-1973) da Câmara de Vereadores do município, exercendo a presidência do órgão no período de 1970 a 1972. Em Itajaí, foi professor e procurador geral da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Câmara retoma atividades neste segunda-feira

Nesta segunda (14/01), a Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú retomará suas atividades administrativas após recesso de final de ano, que teve seu prolongamento devido às obras de readequação do prédio que se encaminham para última etapa. Os gabinetes dos parlamentares também estarão em atendimento.

Boas Festas

Que a paz, a união e o amor deem o tom nesta época festiva, proporcionando a todos os moradores e visitantes de Balneário Camboriú um feliz Natal e um ótimo Ano Novo!

Vereadores deliberam 37 projetos na última reunião ordinária de 2018

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú deliberou sobre 37 projetos, dez moções e duas indicações, na última reunião ordinária do segundo período legislativo de 2018.

Ao final da sessão plenária, o presidente Roberto Souza Junior (MDB) convocou os vereadores para a reunião extraordinária de eleição da Mesa Diretora (Biênio 2019/2020), a ser realizada nesta quinta-feira, dia 20 de dezembro, às 17h45.

O presidente também fez a convocação de outra reunião extraordinária, que acontecerá nesta sexta-feira (21), às 9h, para deliberações de proposições.