Prevenção ao suicídio é debatida em audiência

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú promoveu, na noite desta quinta-feira (27), uma audiência pública sobre políticas públicas para prevenção ao suicídio.

A mesa de debates foi composta pela secretária municipal de Saúde, Andressa Hadad; pelo presidente da Legislativo, vereador Roberto Souza Junior (MDB); pelo coordenador e voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Balneário Camboriú, José de Arimatéa Ribeiro Moraes; pelo sociólogo e professor do curso de Direito da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Carlos Eduardo Bastos; e pela coordenadora do núcleo da Associação pela Saúde Emocional das Crianças (Asec) em Santa Catarina, Rosane Voltolini.

A primeira a usar a palavra foi a secretária Andressa Hadad, que falou sobre as ações do Município na área de saúde mental, sendo sucedida pelo vereador Roberto Souza Junior, que ressaltou a importância de o tema ser debatido em uma audiência aberta à sociedade. Rosane Voltolini apresentou o trabalho desenvolvido pela Asec na área de saúde mental com crianças e adolescentes, e citou casos de cidades que já têm políticas públicas de saúde mental e prevenção ao suicídio, como Luiz Alves, em Santa Catarina.

José de Arimatéa Ribeiro Moraes falou sobre a atuação do CVV, e Carlos Eduardo Bastos, sobre a pesquisa que desenvolve na Univali, que busca traçar o perfil do jovem suicida em Balneário Camboriú, e da dificuldade de se conseguir dados fidedignos acerca do tema. Em seguida, a palavra foi aberta ao público presente.

O objetivo da audiência foi discutir mecanismos para tentar frear o crescente número de casos registrados em Balneário Camboriú e no estado de Santa Catarina, e resultará na elaboração de um documento, a ser concluído em outubro, com sugestões de políticas públicas para ser encaminhado ao Executivo Municipal, visando a instituição de um plano municipal de combate ao suicídio.

Estiveram presentes os vereadores Aldemar Pereira/Bola (PSDB) e Juliethe Nitz (PR), servidores da prefeitura e da Câmara, psicólogos e cidadãos interessados no tema.

Ações do Setembro Amarelo no Legislativo

A audiência fez parte da programação da Câmara para o Setembro Amarelo, campanha brasileira de prevenção ao suicídio idealizada pelo Centro de Valorização da Vida, pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Brasileira de Psiquiatria. A campanha, que acontece desde 2015, visa conscientizar a população sobre a realidade do suicídio no Brasil e no mundo.

Na sessão ordinária do dia 04, a Tribuna Livre recebeu representantes da prefeitura e do CVV para falar sobre as ações do município e sobre prevenção ao suicídio. Já no dia 12, a Câmara promoveu o Dia Amarelo, em que vereadores e servidores usaram peças de vestuário amarelas para reforçar a conscientização acerca do tema, e as redes sociais do Legislativo tiveram diversas postagens referentes à questão.

Na reunião ordinária mensal dos vereadores mirins, no dia 20, o coordenador do CVV em Balneário Camboriú, José de Arimatéa Ribeiro Moraes, falou sobre o trabalho da entidade e abordou a questão dos casos de suicídio entre adolescentes. Após o encontro, os jovens parlamentares participaram da palestra “As dores do adolescente”, ministrada pela coach pedagógica Sandra Tomio.

Câmara retoma atividades neste segunda-feira

Nesta segunda (14/01), a Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú retomará suas atividades administrativas após recesso de final de ano, que teve seu prolongamento devido às obras de readequação do prédio que se encaminham para última etapa. Os gabinetes dos parlamentares também estarão em atendimento.

Boas Festas

Que a paz, a união e o amor deem o tom nesta época festiva, proporcionando a todos os moradores e visitantes de Balneário Camboriú um feliz Natal e um ótimo Ano Novo!

Vereadores deliberam 37 projetos na última reunião ordinária de 2018

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú deliberou sobre 37 projetos, dez moções e duas indicações, na última reunião ordinária do segundo período legislativo de 2018.

Ao final da sessão plenária, o presidente Roberto Souza Junior (MDB) convocou os vereadores para a reunião extraordinária de eleição da Mesa Diretora (Biênio 2019/2020), a ser realizada nesta quinta-feira, dia 20 de dezembro, às 17h45.

O presidente também fez a convocação de outra reunião extraordinária, que acontecerá nesta sexta-feira (21), às 9h, para deliberações de proposições.