Prevenção ao suicídio é debatida em audiência

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú promoveu, na noite desta quinta-feira (27), uma audiência pública sobre políticas públicas para prevenção ao suicídio.

A mesa de debates foi composta pela secretária municipal de Saúde, Andressa Hadad; pelo presidente da Legislativo, vereador Roberto Souza Junior (MDB); pelo coordenador e voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Balneário Camboriú, José de Arimatéa Ribeiro Moraes; pelo sociólogo e professor do curso de Direito da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Carlos Eduardo Bastos; e pela coordenadora do núcleo da Associação pela Saúde Emocional das Crianças (Asec) em Santa Catarina, Rosane Voltolini.

A primeira a usar a palavra foi a secretária Andressa Hadad, que falou sobre as ações do Município na área de saúde mental, sendo sucedida pelo vereador Roberto Souza Junior, que ressaltou a importância de o tema ser debatido em uma audiência aberta à sociedade. Rosane Voltolini apresentou o trabalho desenvolvido pela Asec na área de saúde mental com crianças e adolescentes, e citou casos de cidades que já têm políticas públicas de saúde mental e prevenção ao suicídio, como Luiz Alves, em Santa Catarina.

José de Arimatéa Ribeiro Moraes falou sobre a atuação do CVV, e Carlos Eduardo Bastos, sobre a pesquisa que desenvolve na Univali, que busca traçar o perfil do jovem suicida em Balneário Camboriú, e da dificuldade de se conseguir dados fidedignos acerca do tema. Em seguida, a palavra foi aberta ao público presente.

O objetivo da audiência foi discutir mecanismos para tentar frear o crescente número de casos registrados em Balneário Camboriú e no estado de Santa Catarina, e resultará na elaboração de um documento, a ser concluído em outubro, com sugestões de políticas públicas para ser encaminhado ao Executivo Municipal, visando a instituição de um plano municipal de combate ao suicídio.

Estiveram presentes os vereadores Aldemar Pereira/Bola (PSDB) e Juliethe Nitz (PR), servidores da prefeitura e da Câmara, psicólogos e cidadãos interessados no tema.

Ações do Setembro Amarelo no Legislativo

A audiência fez parte da programação da Câmara para o Setembro Amarelo, campanha brasileira de prevenção ao suicídio idealizada pelo Centro de Valorização da Vida, pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Brasileira de Psiquiatria. A campanha, que acontece desde 2015, visa conscientizar a população sobre a realidade do suicídio no Brasil e no mundo.

Na sessão ordinária do dia 04, a Tribuna Livre recebeu representantes da prefeitura e do CVV para falar sobre as ações do município e sobre prevenção ao suicídio. Já no dia 12, a Câmara promoveu o Dia Amarelo, em que vereadores e servidores usaram peças de vestuário amarelas para reforçar a conscientização acerca do tema, e as redes sociais do Legislativo tiveram diversas postagens referentes à questão.

Na reunião ordinária mensal dos vereadores mirins, no dia 20, o coordenador do CVV em Balneário Camboriú, José de Arimatéa Ribeiro Moraes, falou sobre o trabalho da entidade e abordou a questão dos casos de suicídio entre adolescentes. Após o encontro, os jovens parlamentares participaram da palestra “As dores do adolescente”, ministrada pela coach pedagógica Sandra Tomio.

Premiação do Concurso Estudante Cidadão será na quinta (18)

Acontece nesta quinta-feira (18), na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, a sessão solene de premiação dos finalistas e professores orientadores do 4º Concurso Estudante Cidadão de Desenho e Redação. Na solenidade, que inicia às 19h no plenário “Vereador Walter Eilers”, também serão homenageados professores das redes públicas estadual, municipal e privada do município, através da premiação “Professor Nota Dez”.

Legislativo divulga resultado do 4º Concurso Estudante Cidadão

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú divulga o resultado do 4º Concurso Estudante Cidadão de Desenho e Redação, com a classificação dos estudantes homologada pelo presidente vereador Roberto Souza Junior (MDB), e também publicada no jornal oficial e no site do Legislativo Municipal...