Composição do Comitê de Gestão de Resíduos Sólidos será na sexta (26)

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú sediará, nesta sexta-feira (26), às 19h, o Fórum do Comitê de Gestão de Resíduos Sólidos de Balneário Camboriú e Camboriú.

O Fórum inicia com um bate-papo com o vice-presidente de Desenvolvimento Econômico Local da ACIBALC (Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú), José Santos Pereira, com o tema: "Os pontos centrais da questão social e a governança na gestão". Em seguida, haverá a composição dos membros do Comitê.

De acordo com os organizadores do evento – Ecossistemas Cidades Criativas e Balneário Camboriú Lixo Zero – o Comitê “será um organismo social de atuação na gestão de resíduos sólidos sem personalidade jurídica e sem segmentação. Atuará para promover o diálogo, a liberdade e a sustentabilidade, bem como para obter o acesso a informações, arbitrar conflitos, articular de forma intersetorializada o plano, as inovações, as ações e intervenção dos órgãos competentes na execução de ações na gestão de resíduos sólidos”.

As inscrições para os interessados em compor o Comitê encerram nesta quinta-feira (25), e podem se inscrever coletivos da sociedade civil organizada, instituições governamentais e concessionárias de serviço público, instituições de ensino, inovação, pesquisa e extensão, e empreendedores associativos, colaborativos, solidários, culturais e criativos.

Mais informações sobre o Fórum do Comitê de Gestão de Resíduos Sólidos de Balneário Camboriú e Camboriú você encontra na página do evento no Facebook, clicando aqui.

No dia 31, será realizada a solenidade de posse dos membros do Comitê, também na Câmara de Vereadores, às 19h.

Semana Lixo Zero

O Fórum faz parte da Semana Lixo Zero de Balneário Camboriú, que está acontecendo desde o dia 19 e segue até o dia 28 de outubro na cidade, com diversas atividades, como palestras, oficinas, apresentações culturais e ações de limpeza urbana.

Nesta edição, as atividades têm como tema “Lixo Zero é uma atitude cidadã”, com foco nos seguintes questionamentos: “Qual a responsabilidade de cada cidadão na geração de lixo? O que pode ser feito para reduzir a produção de resíduos nas cidades?”.

A Semana Lixo Zero é organizada por voluntários locais em parceria com o Instituto Lixo Zero, idealizador da iniciativa. Fundado em 2010, com sede em Florianópolis, o Instituto é uma organização civil e sem fins lucrativos que faz parte do Zero Waste International Alliance, e tem como objetivo disseminar o conceito de lixo zero e articular programas de conscientização nas empresas, destacando a importância da certificação, reestruturação e controle sobre o lixo que elas produzem.

A programação completa da Semana Lixo Zero de Balneário Camboriú pode ser consultada na página do Balneário Camboriú Lixo Zero no Facebook, clicando aqui.

TEXTO: Raquel Sander - DRT/RS 13834 - JP
FOTOS: Divulgação Balneário Camboriú Lixo Zero

Seis projetos deliberados pelo Legislativo na reunião ordinária

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú deliberou sobre seis projetos na sessão plenária desta quarta-feira (13).

Na Ordem do Dia, dentre as proposições, os parlamentares aprovaram a redação final do Projeto de Lei 165/2017, do vereador Patrick Machado (PDT), que institui o “Famílias Acolhedoras” no município. Também foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária 166/2018, do Poder Executivo, que aprova deliberação do Conselho da Cidade/CONCIDADE-BC.

Três projetos aprovados na sessão desta terça (12)

Um deles é o 90/2018, do vereador Aldemar Pereira/Bola (PSDB), que proíbe a utilização e o fornecimento de canudos de plástico pelos restaurantes, bares, lanchonetes, quiosques, vendedores ambulantes e similares em Balneário Camboriú.

Nova diretoria da OAB/BC faz visita à Câmara

Advogados Shames André Pietro de Oliveira, Rafael Pierozan e Emanuelle M. O. Carnevalli foram recebidos pelo presidente do Legislativo, Omar Tomalih, e pela 1ª secretária, Juliethe Nitz.