Câmara substitui copos plásticos por canecas

Canecas substituirão copos plásticos.
Com o objetivo de ampliar a responsabilidade com o meio ambiente, a Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú (CVBC) está adotando o uso de "canecas sustentáveis".

Produzidas em material térmico e de alta durabilidade, o ítem foi apresentado aos vereadores na noite desta terça-feira, 06/11, durante a sessão ordinária.

As canecas fazem partes de um conjuntos de medidas sustentáveis que estão sendo implementadas no legislativo, dentre os quais, destacam-se:
  • Instalação do novo sistema, com a redução em 90% no uso de papéis, insumos de impressão e manutenção; (já realizada)
  • Instalação de painéis fotovoltáicos, com objetivo de redução de até 80% no uso de energia elétrica; (em fase de licitação)
  • Sistema de reaproveitamento da água das chuvas; (em estudo)
  • Adoção do diário digital, com economia de mais de R$40 mil/ano;

Responsabilidade ambiental e economia
Estima-se que são consumidos, no Brasil, cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia, o que corresponde a 1500 toneladas de resíduos plásticos produzidos diariamente segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE).

Esses copos são produzidos a partir de poliestireno, componente derivado do petróleo, que é uma fonte não renovável de matéria-prima. Produtos fabricados a partir desse material não são biodegradáveis, ou seja, não são decompostos pelos microorganismos presentes na natureza, o que faz com que o seu tempo no meio ambiente seja muito longo.

A Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que mais de oito milhões de toneladas de plásticos chegam aos oceanos todo ano.

Dessa forma, a adoção de canecas sustentáveis não só contribuem com a diminuição de uso de descartáveis pela Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, mas incidirá diretamente na economia e preservação do meio ambiente.

Para o presidente do legislativo, vereador Roberto Souza Júnior, o poder público deve dar exemplo de economia e responsabilidade ambiental. "A sustentabilidade, ao nosso ver, é a conciliação do desenvolvimento com a eficiência, utilizando materiais de forma consciente, devendo este ser hábito na administração pública".

Segundo o Departamento de Comunicação Social e TV da CVBC, nos próximos dias, todos os servidores receberão as canecas sustentáveis, juntamente com um mini ebook (livro digital), contendo procedimentos sustentáveis, sendo ainda, lançada uma campanha interna de conscientização ambiental, visando sobretudo, a economia com energia elétrica e descarte responsável de resíduos.

Aprovada a instituição do cartão material escolar

Na reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú foram deliberados cinco projetos, cinco moções, dois pedidos de informação e 12 indicações, nesta terça-feira (20).

Os parlamentares aprovaram o projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, que institui o “Cartão Material Escolar – CME. Também foram aprovados dois projetos de decretos legislativos que outorgam títulos honoríficos.

Legislativo dá importante passo para regularização predial

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú conseguiu na tarde desta segunda-feira (19/11), o HABITE-SE sanitário, documento que demonstra a aprovação do projeto hidrossanitário, que segundo o Decreto nº 8713/2017, é etapa que antecede o HABITE-SE da edificação, obrigatório para todas construções residenciais, comercias e públicas, trata-se de uma certidão que tem como finalidade, atestar que o prédio atende os parâmetros urbanísticos do Código de Obras e Edificações do município.

Confira o resumo da sessão desta quarta (14)

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú deliberou, na reunião ordinária desta quarta-feira (14), sobre 16 projetos, quatro moções, dois pedidos de informação e 15 indicações.

No início da sessão plenária, os vereadores fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao ex-vereador José Lourenço de Oliveira (“Zezo”), que faleceu aos 68 anos, em decorrência de uma parada cardíaca, ocorrida nesta quarta (14), em Curitiba, no Paraná.

Dois projetos aprovados na sessão desta terça (13)

O projeto 163/2013, do vereador Nilson Probst (MDB), institui o Programa Farmácia Solidária no município, e o projeto 136/2018, do Poder Executivo, dispõe sobre a criação, composição, atribuições e funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Confira o uso da tribuna na sessão desta quarta (14)

A secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, Christina Barichello, falará sobre o agendamento e manutenção dos centros comunitários e sobre a imigração dos venezuelanos trazidos da cidade de Boa Vista para Balneário Camboriú.