Câmara substitui copos plásticos por canecas

Canecas substituirão copos plásticos.
Com o objetivo de ampliar a responsabilidade com o meio ambiente, a Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú (CVBC) está adotando o uso de "canecas sustentáveis".

Produzidas em material térmico e de alta durabilidade, o ítem foi apresentado aos vereadores na noite desta terça-feira, 06/11, durante a sessão ordinária.

As canecas fazem partes de um conjuntos de medidas sustentáveis que estão sendo implementadas no legislativo, dentre os quais, destacam-se:
  • Instalação do novo sistema, com a redução em 90% no uso de papéis, insumos de impressão e manutenção; (já realizada)
  • Instalação de painéis fotovoltáicos, com objetivo de redução de até 80% no uso de energia elétrica; (em fase de licitação)
  • Sistema de reaproveitamento da água das chuvas; (em estudo)
  • Adoção do diário digital, com economia de mais de R$40 mil/ano;

Responsabilidade ambiental e economia
Estima-se que são consumidos, no Brasil, cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia, o que corresponde a 1500 toneladas de resíduos plásticos produzidos diariamente segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE).

Esses copos são produzidos a partir de poliestireno, componente derivado do petróleo, que é uma fonte não renovável de matéria-prima. Produtos fabricados a partir desse material não são biodegradáveis, ou seja, não são decompostos pelos microorganismos presentes na natureza, o que faz com que o seu tempo no meio ambiente seja muito longo.

A Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que mais de oito milhões de toneladas de plásticos chegam aos oceanos todo ano.

Dessa forma, a adoção de canecas sustentáveis não só contribuem com a diminuição de uso de descartáveis pela Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, mas incidirá diretamente na economia e preservação do meio ambiente.

Para o presidente do legislativo, vereador Roberto Souza Júnior, o poder público deve dar exemplo de economia e responsabilidade ambiental. "A sustentabilidade, ao nosso ver, é a conciliação do desenvolvimento com a eficiência, utilizando materiais de forma consciente, devendo este ser hábito na administração pública".

Segundo o Departamento de Comunicação Social e TV da CVBC, nos próximos dias, todos os servidores receberão as canecas sustentáveis, juntamente com um mini ebook (livro digital), contendo procedimentos sustentáveis, sendo ainda, lançada uma campanha interna de conscientização ambiental, visando sobretudo, a economia com energia elétrica e descarte responsável de resíduos.

Câmara sedia audiência pública nesta segunda (18)

Assunto é projeto que ratifica acordo judicial e cria o Índice de Confortabilidade de Obra (ICON) e o Índice de Confortabilidade Adicional (ICAD) para fins de outorga onerosa do direito de construir adicional.

Rádio Câmara faz cobertura especial

A programação deste domingo (17) da Rádio Câmara de Balneário Camboriú foi especial, dando destaque aos danos causados pelo alto volume de chuva ocorrido na região.
Desde as 22h até depois da meia-noite, a emissora esteve à disposição da comunidade e do poder público, veiculando entrevistas e noticiando ocorrências causadas pela enxurrada.