Inscrições abertas para curso sobre elaboração de projetos de lei

A Escola do Legislativo de Balneário Camboriú Félix Eugênio Reichert promoverá, nos próximos dias 17 e 18, o curso “Técnica Legislativa: elaboração e articulação de projeto de lei”, na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú.

O curso tem como objetivo preparar os agentes públicos do Poder Legislativo para melhor compreender e identificar os procedimentos relativos à elaboração, articulação e redação de leis em consonância com as técnicas pertinentes à produção legislativa.

As inscrições são gratuitas, estão abertas para vereadores e servidores do Legislativo e a comunidade em geral, e ocorrem de terça-feira (11) a sexta (14) desta semana, através do link: https://www.balneariocamboriu.sc.leg.br/camara/form_preencher/Inscricoes-online/8/11/0

A carga horária será de 16 horas-aula, e os certificados serão emitidos pela Escola do Legislativo.

O curso será ministrado no dia 17, uma segunda-feira, das 13h às 19h, e no dia 18, uma terça-feira, das 13h às 18h, no plenário Vereador Walter Eilers do Legislativo, que está situado na Av. do Estado, 675, Bairro do Estados.

Para mais informações, entre em contato com a Escola do Legislativo de Balneário Camboriú Félix Eugênio Reichert através do telefone (47) 3263.7618 ou do e-mail escoladolegislativo@cambc.sc.gov.br

Confira o conteúdo programático do curso:

Módulo I – Introdução
Princípio da legalidade e outros princípios aplicáveis
Conceito de técnica legislativa
Tipos de lei e outros atos normativos
Estruturação das leis (parte preliminar, normativa e final)

Módulo II - Etapas de elaboração legislativa
Delimitação da matéria
Admissibilidade jurídica
Averiguação de lei pré-existente
Produção de texto do projeto
Elaboração da justificativa

Módulo III - Excelência na produção textual
Frases imperativas
Ordem direta das orações
Consonância do tempo verbal
Linguagem clara, desembaraçada e concisa
Uso de siglas, números e percentuais
Alterações das leis (modificação legislativa, consolidação de leis e outros atos normativos)

TEXTO: RAQUEL SANDER - DRT/RS 13834 - JP
FOTOS: DIVULGAÇÃO CVBC

Vereadores deliberam 37 projetos na última reunião ordinária de 2018

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú deliberou sobre 37 projetos, dez moções e duas indicações, na última reunião ordinária do segundo período legislativo de 2018.

Ao final da sessão plenária, o presidente Roberto Souza Junior (MDB) convocou os vereadores para a reunião extraordinária de eleição da Mesa Diretora (Biênio 2019/2020), a ser realizada nesta quinta-feira, dia 20 de dezembro, às 17h45.

O presidente também fez a convocação de outra reunião extraordinária, que acontecerá nesta sexta-feira (21), às 9h, para deliberações de proposições.

Audiência pública discute LOA 2019

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú realizou, nesta quinta-feira (13), uma audiência pública para debater o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) do município para 2019.

Vereadores mirins aprovam dez indicações na reunião de dezembro

Os vereadores mirins de Balneário Camboriú realizaram nesta quinta-feira (13) a última reunião ordinária do ano.

Na Ordem do Dia, os jovens parlamentares votaram e aprovaram dez indicações, que entrarão na pauta do Legislativo e serão encaminhadas através da Mesa Diretora da Câmara Municipal.