Servidores de Balneário Camboriú recebem Caneca Sustentável ♻

Canecas substituirão copos plásticos.
▪Na tarde desta quarta-feira, 21/11, os servidores da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú receberam a caneca sustentável.

▪O objetivo do projeto é substituir o uso de copos descartáveis. "Agir de forma consciente e responsável, essa também é uma missão do legislativo", disse o presidente Roberto Souza Júnior.

▪Além dos servidores, estiveram presente no ato da entrega, os vereadores Leonardo Piruka (PP), Moacir Schmidt (PSDB), Asinil Medeiros (PR) e Juliethe Nitz (PR).

▪Os benefícios abrangem também a economia na diminuição da compra de descartáveis, prevista em até R$3000,00 ao ano.  "Toda economia é importante, mas sabendo dos dados que demonstram o prejuízo dos copos plásticos para o meio ambiente, torna-se um benefício de valor incalculável", afirmou Roberto Souza Júnior.
▪As canecas tiveram o custo unitário de R$13,80 cada, já incluindo a personalização e a higienização. São feitas em inox e acrílico, material com previsão de durabilidade de 5 anos.

♻ Outras ações sustentáveis
▪Conforme o planejamento estratégico desenvolvido pela Câmara, várias ações integram o projeto de sustentabilidade da Casa Legislativa.

Novo sistema
Com o novo sistema instalado desde setembro/2018, inúmeros projetos e comunicados internos deixaram de ser impressos, sendo previsto a diminuição de até 80% no uso de papéis e toners de impressoras, sem contar o valor gasto com manutenção destas.
O diário digital que será implantado este ano gerará uma economia de mais de R$40 mil/ano, com publicações oficiais.

Readequação do Legislativo
A readequação do prédio do Legislativo, já em fase final de conclusão, tem utilização de materiais e tecnologia considerados sustentáveis, como placas de ACM e breeze, que diminuem o custeio de manutenção e a incidência de calor, por sua vez, o uso de ar-condicionado.

Energia Solar
A instalação dos painéis fotovoltaicos, também faz parte das ações sustentáveis. Neste caso, a diminuição no custeio de energia elétrica poderá alcançar 75%, o que significará que o investimento deverá retornar em até 4 anos, gerando importante economia nos cofres públicos.

Sinalização Verde
Além disso, o departamento de comunicação social está implementando alguns projetos visando a conscientização e a responsabilidade ambiental dos servidores. Um eBook (livro digital) com boas práticas sustentáveis será encaminhado na próxima semana. No documento, procedimentos para desligar equipamentos eletrônicos, uso racional de água, ar-condicionado e impressos, dentre outros, objetiva envolver todos na causa ambiental. "Queremos que a Câmara de Balneário Camboriú possa mostrar a sociedade, sua responsabilidade no uso dos recursos naturais e na economia que pode ser gerada para os cofres públicos se todos agirem com consciência ambiental", disse o presidente Roberto Souza Júnior.

Por fim, já está em andamento, a implantação da certificação ISO14001, que demonstra comprometimento da instituição com o meio ambiente.
Será a primeira câmara municipal a conseguir a certificação no estado.

Departamento de Comunicação Social e TV

Tarifa de energia elétrica é tema do Câmara Debate

O assunto é discutido pelos vereadores David La Barrica, Leonardo Piruka e Roberto Souza Junior, pelo gerente da agência de distribuição da Celesc em Balneário Camboriú, Arilson Vieira, e pelo diretor do Procon/BC, Jean Lopes.