Escola do Legislativo promove curso sobre elaboração de projetos de lei

Iniciou nesta segunda-feira (17) o curso “Técnica Legislativa: elaboração e articulação de projeto de lei”, promovido pela Escola do Legislativo de Balneário Camboriú Félix Eugênio Reichert na Câmara Municipal.

O curso tem como objetivo preparar os agentes públicos do Poder Legislativo para melhor compreender e identificar os procedimentos relativos à elaboração, articulação e redação de leis em consonância com as técnicas pertinentes à produção legislativa, e teve inscrições abertas a vereadores e servidores do Legislativo e à comunidade em geral.

As aulas são ministradas pelo professor Hélio Tomaz de Aquino Júnior, da Sete Cursos e Treinamentos Estratégicos, que é professor universitário na área de Direito, servidor da Câmara Municipal de Joinville e tem 18 anos de experiência no Poder Legislativo, tanto em nível municipal quanto federal.

De acordo com o professor, o assunto abordado nas aulas é muito importante no dia a dia da Câmara de Vereadores, “no processo todo de elaboração da lei, desde a ideia inicial até colocar essa ideia no papel, e principalmente, colocar de modo correto, para que não se confeccione leis inúteis, de difícil aplicabilidade e de difícil entendimento por parte do cidadão, enfim, para que a Câmara produza normas, espécies legislativas que realmente contribuam no melhoramento da comunidade, e não sejam simplesmente letra morta”.

O curso “Técnica Legislativa: elaboração e articulação de projeto de lei” continua nesta terça-feira (18), até as 18h.

Criação da Escola do Legislativo e perspectiva para 2019

Este é o primeiro curso efetivamente promovido pela Escola do Legislativo de Balneário Camboriú, que foi oficialmente instalada no dia 4 de outubro (para o curso preparatório para o exame da Ordem dos Advogados do Brasil, iniciado em novembro e promovido pelo Grupo ADV Social, a Escola apenas cedeu a estrutura).

“Acho que foi bastante positiva para a sociedade e para a Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú a criação da Escola do Legislativo. Nós já deixamos no texto da resolução [que criou o órgão] uma preocupação de que, na primeira sessão ordinária do ano, seja apresentado à comunidade e aos vereadores o projeto da Escola para o ano, desta maneira, a comunidade fica sabendo todos os cursos que se pretende ministrar. Em 2019, imaginamos que no mínimo doze cursos serão ministrados”, afirma o diretor da Escola do Legislativo e secretário parlamentar da Câmara, João Carlos Alves dos Passos.

A Escola do Legislativo de Balneário Camboriú, instituída pela Resolução 583/2018, tem entre seus objetivos o oferecimento de suporte teórico-conceitual para as atividades institucionais da Câmara Municipal e ações parlamentares de seus vereadores e servidores, além do planejamento e organização de eventos sobre temas de repercussão na comunidade local que contribuam para a educação política e aprimoramento da prática legislativa e administrativa.

TEXTO: RAQUEL SANDER - DRT/RS 13834 - JP
FOTOS: CHARLES CAMARGO

Propostas são aprovadas na primeira audiência pública de 2019

Todas as quatro pautas apresentadas foram aprovadas: a Lei de Regularização de Edificações; a Lei que altera e cria dispositivos sobre a Transferência do Direito de Construir (TDC); e as propostas de alteração do traçado da Quarta Avenida e da Via Alternativa.

Três projetos aprovados na 1ª sessão extraordinária de 2019

O projeto 7/2019 concede reajuste anual aos vencimentos dos servidores do quadro do Magistério Público municipal; o 8/2019 autoriza o Poder Executivo Municipal a indenizar área de terra que especifica; e o 22/2018 altera e revoga dispositivos da lei municipal que dispõe sobre a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica.

Rádio Câmara completa 30 dias

A primeira emissora legislativa do sul do país completou, no último dia 19, um mês de transmissão. Com uma programação musical cativante e campanhas de utilidade pública e de conscientização da comunidade, tem conquistado vários ouvintes em Balneário Camboriú e região.

Câmara retoma atividades neste segunda-feira

Nesta segunda (14/01), a Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú retomará suas atividades administrativas após recesso de final de ano, que teve seu prolongamento devido às obras de readequação do prédio que se encaminham para última etapa. Os gabinetes dos parlamentares também estarão em atendimento.

Boas Festas

Que a paz, a união e o amor deem o tom nesta época festiva, proporcionando a todos os moradores e visitantes de Balneário Camboriú um feliz Natal e um ótimo Ano Novo!