DOS GABINETES - Projeto de Saúde Mental tramita na Câmara de BC

O vereador Omar Tomalih protocolou um projeto de Lei para instituir a “Campanha Janeiro Branco” em Balneário Camboriú. A proposta é dar espaço para ações envolvendo a temática da Saúde Mental e Emocional na cidade, fazendo com que o mês de janeiro se torne um marco para que pessoas e entidades reflitam, debatam, planejem e efetivem ações em prol da Saúde Mental e o combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e das próprias instituições.

Para a psicóloga Miriam Pereira, é preciso estar cada vez mais atento para enfrentar os quadros graves de doenças mentais e as consequências na vida das pessoas e das famílias daqueles que sofrem com algum problema de ordem emocional. “A depressão e a ansiedade aliadas ao estresse do dia-a-dia tem levado pessoas a morte. E minha intenção é alertar as autoridades que essa realidade tem que ser discutida com urgência, pois as doenças emocionais têm tratamento e cura”, disse ela, em fala na tribuna livre desse mês de maio, durante sessão ordinária na câmara.

Balneário Camboriú é a segunda cidade do estado com maior número de suicídios. E quando uma pessoa perde a vida, em média 6 pessoas da família à sua volta também podem adoecer devido ao impacto negativo que essa ação pode causar em familiares e amigos de uma vítima de suicídio.

Segundo a OMS 90% dos casos de suicídio acontecem porque doenças emocionais não são devidamente diagnosticadas ou tratadas. Para o vereador que propôs o projeto a situação inspira cuidados, “é uma questão de saúde pública, precisamos fazer um trabalho preventivo para auxiliar no combate as doenças emocionais, e na saúde mental da população”, justificou Omar Tomalih.

ORIGEM DA CAMPANHA

“Janeiro branco” é a maior Campanha de Saúde Mental do mundo. Está na 6ª edição, e sendo difundida por todo o país. Nasceu em Minas Gerais e a metáfora do TREM a identifica: os psicólogos são a locomotiva da Campanha que, tem caráter multidisciplinar e transdisciplinar, e os inúmeros vagões são os outros profissionais e pessoas capazes de enriquecer as possibilidades em relação ao universo da Saúde Mental e Emocional.

TEXTO: Katya Santos – Jornalista MT 8464 PR/Gabinete do vereador Omar Tomalih
FOTOS: Josiane Suelos/Gabinete do vereador Omar Tomalih