Terça-feira terá sessão ordinária e sessão solene de posse

Na próxima terça-feira (05), a Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú realiza a primeira sessão ordinária de 2019, às 18h30, no Plenário Vereador Walter Eilers. A reunião será precedida, às 17h30, da sessão solene de posse da Mesa Diretora para o biênio 2019/2020: Omar Tomalih (PSB), presidente, Marcos Kurtz (MDB), vice-presidente, Juliethe Nitz (PR), 1ª secretária, e André Meirinho (PP), 2º secretário.

Na sessão ordinária, serão escolhidos os membros das 12 comissões legislativas permanentes da Casa, para mandato de dois anos. As comissões são constituídas por três vereadores, e são destinadas a emitir pareceres especializados e realizar estudos ou investigações sobre fatos determinados, ou a representação da Câmara Municipal. Uma de suas principais atividades é a emissão de pareceres – pela aprovação ou pela rejeição – acerca dos projetos em tramitação no Legislativo, com reuniões semanais.

A constituição das comissões será feita de acordo com a indicação dos líderes partidários, assegurando-se, tanto quanto possível, a representação proporcional partidária, ou, se não houver acordo entre os vereadores, através de votação em plenário.

As 12 comissões legislativas permanentes em atividade na Câmara são: Justiça e Redação; Finanças e Orçamento; Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas; Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social; Defesa do Consumidor; Preservação do Meio Ambiente e Turismo; Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente; Segurança Pública e Defesa do Cidadão; Legislação Participativa; Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público; Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência; e Transparência, Governança Pública e Accountability.

Também na reunião ordinária, será feita a composição do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, composto por três membros titulares e três suplentes, eleitos para mandato de dois anos, observado, tanto quanto possível, o princípio da proporcionalidade partidária.

Entre as competências do conselho de ética estão auxiliar o presidente na manutenção do decoro, da ordem e da disciplina no âmbito da Câmara de Vereadores, e instruir processo contra vereador e elaborar projeto de resolução que importe sanção ética que deva ser submetida ao plenário.

TEXTO: RAQUEL SANDER - DRT/RS 13834 - JP
FOTOS: CHARLES CAMARGO

Confira o resumo da sessão desta terça (09)

O plenário aprovou a redação final do Projeto de Lei 234/2017, do vereador Elizeu Pereira, que dispõe sobre a realização de análise das águas e limpeza dos reservatórios das escolas e núcleos de educação infantil do Município.