Legislativo delibera sobre oito projetos na sessão plenária

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú deliberou sobre oito projetos e duas moções, na reunião ordinária desta quarta-feira (05).

Homenagens

No primeiro momento da sessão plenária foram entregues moções de congratulações.

Do vereador André Meirinho (PP): 381/2018, à sra. Simone Laísse Pereira pelos 29 anos de serviços prestados ao município, e 386/2018, à sra. Sandra Elisa Pereira pelos 32 anos de serviços prestados ao município.

Do vereador David La Barrica (PSB): 387/2018, à Equipe de Futsal Fora o Baile e a 388/2018, à Equipe de Futsal Caixa 8, ambas pelo excelente trabalho desempenhando ao decorrer dos anos, incentivando a prática de esporte, realizando ações sociais.

Do vereador Pedro Francez (PR) aos atletas que conquistaram medalhas no 12° Pan Americano de Kung Fu Sanda, realizado de 30/10/2018 a 05/11/2018, em Buenos Aires, na Argentina: 393/2018, para Bianca Miranda (medalha de prata); 394/2018, para Lauren Alice (medalha de ouro) e 395/2018, para Erick de Carvalho (medalha de ouro).

Redação Final

A redação final do Projeto de Lei Substitutivo 183/2017, do vereador David La Barrica (PSB), foi rejeitada por 12 votos contrários. O projeto dispõe sobre o atendimento comercial para venda de gêneros alimentícios na faixa de areia na orla da praia central do município de Balneário Camboriú, e dá outras providências.

Os vereadores discutiram amplamente sobre um inciso do texto do projeto, que obriga o estabelecimento comercial ficar responsável pela limpeza, no espaço de abrangência de cada um deles. Com a rejeição da redação final pelo plenário, a proposição será devolvida à Comissão de Justiça e Redação (CJR) para elaboração de nova redação final.

Projetos em discussão

Foi apresentado para conhecimento do plenário, o Projeto de Lei Ordinária 62/2017, do vereador Leonardo Piruka (PP), que garante à criança cuja mãe seja vítima de violência doméstica, prioridade de vaga em unidades da rede pública de ensino no município de Balneário Camboriú.

Igualmente, foi apresentado o Projeto de Lei Ordinária 165/2017, do vereador Patrick Machado (PDT), que institui o “famílias acolhedoras” no âmbito municipal, conforme artigo 227 da constituição federal e artigos 4°, 25° e 101° do estatuto da criança e do adolescente, visando propiciar o acolhimento de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por decisão judicial.

Por fim, foram apresentados, em primeira discussão, três projetos de lei do Poder Executivo: o PLO 97/2018, que dispõe sobre a instituição do Fundo Municipal para a Reconstituição de Bens Lesados de Balneário Camboriú/FMRBL-BC e do respectivo Conselho Gestor; o PLO 163/2018, que aprova deliberação do Conselho da Cidade/CONCIDADE-BC, inerente à dispensa de apresentação de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), que trata da construção de uma unidade de Clínica Médica/Hospital Dia e o PLO 187/2018, que autoriza a outorga onerosa de Concessão de Direito Real de Uso, de imóvel público para os fins que menciona, e dá outras providências.

Projeto em votação

Foi retirado de pauta, por solicitação do líder do governo, o Projeto de Lei Complementar 14/2018, do Poder Executivo, que dispõe sobre a publicidade exposta diretamente ou direcionada para logradouros públicos no âmbito do município de Balneário Camboriú, e dá outras providências.

Projeto incluído na Ordem do Dia

O Projeto de Lei Ordinária 190/2018, do Poder Executivo, foi incluído na pauta com anuência do plenário. O PLO dispõe sobre a autorização para a abertura de crédito adicional suplementar junto ao orçamento vigente, até a importância de R$ 740.497,62. O projeto foi aprovado por 14 votos favoráveis e uma abstenção do vereador André Meirinho (PP), e será enviado para sanção do prefeito Fabrício Oliveira.

Moções incluídas

Com anuência do plenário foram incluídas e aprovadas duas moções de congratulações, do vereador Aldemar Pereira/Bola (PSDB): a 414/2018,  ao atleta Ângelo Reichel Andrade por levar o nome do município de Balneário Camboriú como referência no handebol para a Portugal, e a 415/2018, ao sr. Jefferson de Queiroz Andrade por revelar e incentivar jovens talentos do esporte de Balneário Camboriú.

Departamento de Comunicação Social e TV
Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú
Texto: Débora Gascho – DRT/SC 1123 – JP
Fotos: Márcio Gonçalves
(47) 3263-7631/3263-7616

Rádio Câmara completa 30 dias

A primeira emissora legislativa do sul do país completou, no último dia 19, um mês de transmissão. Com uma programação musical cativante e campanhas de utilidade pública e de conscientização da comunidade, tem conquistado vários ouvintes em Balneário Camboriú e região.

Câmara retoma atividades neste segunda-feira

Nesta segunda (14/01), a Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú retomará suas atividades administrativas após recesso de final de ano, que teve seu prolongamento devido às obras de readequação do prédio que se encaminham para última etapa. Os gabinetes dos parlamentares também estarão em atendimento.

Boas Festas

Que a paz, a união e o amor deem o tom nesta época festiva, proporcionando a todos os moradores e visitantes de Balneário Camboriú um feliz Natal e um ótimo Ano Novo!