Câmara apresenta inovações tecnológicas à imprensa

Transparência e Agilidade: novo sistema irá gerar economia de mais de R$125 mil/ano.
A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú promoveu na manhâ desta terça-feira, 28/11, um encontro com membros integrantes de diversos veículos de comunicação local e regional.

Na oportunidade, os jornalistas tiveram acesso às inovações tecnológicas que foram implementadas no segundo semestre de 2018.

O novo e moderno sistema de automação do legislativo de Balneário Camboriú, está integrado a um novo portal completo e um aplicativo totalmente interativo.

As ferramentas darão maior agilidade e transparência a todos procedimentos relacionados a tramitação de projetos e outras proposições.

A segurança é outro ponto forte do sistema. Inovador reconhecimento de digital está sendo utilizado para votações e a certificação dará autenticidade aos documentos.

O GPS legislativo demonstrará a produtividade de cada vereador, relatando quantos projetos, indicações, pedidos de informações, foram propostos em determinada região do município.

Além disso, o aplicativo Câmara Digital pode ser utilizado para ampliar a participação do cidadão, influenciando e cobrando uma ação mais efetiva dos legisladores. Através do app, qualquer pessoa poderá encaminhar fotos, áudios, contendo reivindicações, sugestões, críticas, denúncias, que serão recebidas por todos vereadores ou algum em especial. A partir deste momento, todo o encaminhamento será devidamente informado ao cidadão.

As comissões permanentes da Casa Legislativa contarão também com o CONSULTA PÚBLICA, uma ferramenta que permite ouvir a população sobre o que pensa de determinado projeto. "Queremos ampliar a eficiência da Câmara e a participação dos munícipes", explicou o presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Souza Júnior.

Outra informação apresentada, trata-se do módulo de conexão com o executivo. "Todas demandas encaminhadas do legislativo ao executivo e vice-versa, serão realizadas de forma digital, diminuindo o tempo gasto com protocolos, dando melhor direcionamento ao conteúdo", contou Roberto.

Roberto destaca ainda, que os maiores benefícios serão a transparência, a celeridade, a sustentabilidade e a economia. "O valor investido foi de R$ 65.400 mil no primeiro ano, já que prevê algumas horas para personalização e capacitação dos usuários, sendo cerca de R$ 48 mil no segundo ano", contou o presidente. "A previsão de economia com a adoção do Diário Digital e com redução de mais de 80% do uso de papéis e insumos, chegará a mais de R$ 125 mil por ano", afirmou. "Eficiência é dar a melhor aplicabilidade ao recurso público", explicou.

A apresentação foi conduzida pelo diretor Marcelo Vrenna, tendo apoio técnico do representante da empresa responsável pelo sistema, Ademir Sebold.

Vrenna explicou que o novo portal da Câmara já estava disponível desde outubro. "Aguardamos as melhorias mínimas necessárias e mesmo com lançamento oficial, estaremos encaminhando a empresa responsável, novas demandas".

Ainda, segundo o diretor, o aplicativo CVBC já está disponível para baixar nas lojas PlayStore e AppleStore. "A expectativa de todos é aumentar a participação do cidadão.

Estiveram presentes também no encontro com a imprensa, os vereadores Aldemar Pereira Bola (PSDB) e Joceli Nazari (PPS), e ainda, o Secretário Parlamentar, João Passos.

Rádio Câmara completa 30 dias

A primeira emissora legislativa do sul do país completou, no último dia 19, um mês de transmissão. Com uma programação musical cativante e campanhas de utilidade pública e de conscientização da comunidade, tem conquistado vários ouvintes em Balneário Camboriú e região.

Câmara retoma atividades neste segunda-feira

Nesta segunda (14/01), a Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú retomará suas atividades administrativas após recesso de final de ano, que teve seu prolongamento devido às obras de readequação do prédio que se encaminham para última etapa. Os gabinetes dos parlamentares também estarão em atendimento.

Boas Festas

Que a paz, a união e o amor deem o tom nesta época festiva, proporcionando a todos os moradores e visitantes de Balneário Camboriú um feliz Natal e um ótimo Ano Novo!