Câmara substitui copos plásticos por canecas

Canecas substituirão copos plásticos.
Com o objetivo de ampliar a responsabilidade com o meio ambiente, a Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú (CVBC) está adotando o uso de "canecas sustentáveis".

Produzidas em material térmico e de alta durabilidade, o ítem foi apresentado aos vereadores na noite desta terça-feira, 06/11, durante a sessão ordinária.

As canecas fazem partes de um conjuntos de medidas sustentáveis que estão sendo implementadas no legislativo, dentre os quais, destacam-se:
  • Instalação do novo sistema, com a redução em 90% no uso de papéis, insumos de impressão e manutenção; (já realizada)
  • Instalação de painéis fotovoltáicos, com objetivo de redução de até 80% no uso de energia elétrica; (em fase de licitação)
  • Sistema de reaproveitamento da água das chuvas; (em estudo)
  • Adoção do diário digital, com economia de mais de R$40 mil/ano;

Responsabilidade ambiental e economia
Estima-se que são consumidos, no Brasil, cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia, o que corresponde a 1500 toneladas de resíduos plásticos produzidos diariamente segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE).

Esses copos são produzidos a partir de poliestireno, componente derivado do petróleo, que é uma fonte não renovável de matéria-prima. Produtos fabricados a partir desse material não são biodegradáveis, ou seja, não são decompostos pelos microorganismos presentes na natureza, o que faz com que o seu tempo no meio ambiente seja muito longo.

A Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que mais de oito milhões de toneladas de plásticos chegam aos oceanos todo ano.

Dessa forma, a adoção de canecas sustentáveis não só contribuem com a diminuição de uso de descartáveis pela Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, mas incidirá diretamente na economia e preservação do meio ambiente.

Para o presidente do legislativo, vereador Roberto Souza Júnior, o poder público deve dar exemplo de economia e responsabilidade ambiental. "A sustentabilidade, ao nosso ver, é a conciliação do desenvolvimento com a eficiência, utilizando materiais de forma consciente, devendo este ser hábito na administração pública".

Segundo o Departamento de Comunicação Social e TV da CVBC, nos próximos dias, todos os servidores receberão as canecas sustentáveis, juntamente com um mini ebook (livro digital), contendo procedimentos sustentáveis, sendo ainda, lançada uma campanha interna de conscientização ambiental, visando sobretudo, a economia com energia elétrica e descarte responsável de resíduos.

Câmara aprova dois projetos nesta quarta (11)

Na reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, desta quarta-feira (7), estavam em pauta seis projetos, duas moções, um pedido de informação e oito indicações. Com anuência do plenário, foi incluído mais um pedido de informação para deliberação na Ordem do Dia.

Câmara substitui copos plásticos por canecas

Buscando diminuir o impacto no meio ambiente, o legislativo iniciou a substituição do uso de copos plásticos por canecas sustentáveis, em material de alta durabilidade e térmico. Essa é uma das iniciativas dentre várias que buscam o engajamento de todos servidores e agentes públicos para a causa ambiental. Com a automação que está sendo realizado na Câmara, o uso de papéis deverá diminuir mais de 90% nos próximos dias.

Confira o resumo da sessão desta terça (06)

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú deliberou, na primeira sessão do mês de novembro, sobre quatro projetos, oito moções, dois pedidos de informação e 36 indicações.

Confira a pauta e a Tribuna Livre da 1ª sessão de novembro

A sessão plenária da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú desta terça-feira (06) receberá três convidados para falar na Tribuna Livre, espaço na primeira reunião do mês destinado a cidadãos e entidades para discorrerem sobre temas de interesse do município.