Câmara substitui copos plásticos por canecas

Canecas substituirão copos plásticos.
Com o objetivo de ampliar a responsabilidade com o meio ambiente, a Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú (CVBC) está adotando o uso de "canecas sustentáveis".

Produzidas em material térmico e de alta durabilidade, o ítem foi apresentado aos vereadores na noite desta terça-feira, 06/11, durante a sessão ordinária.

As canecas fazem partes de um conjuntos de medidas sustentáveis que estão sendo implementadas no legislativo, dentre os quais, destacam-se:
  • Instalação do novo sistema, com a redução em 90% no uso de papéis, insumos de impressão e manutenção; (já realizada)
  • Instalação de painéis fotovoltáicos, com objetivo de redução de até 80% no uso de energia elétrica; (em fase de licitação)
  • Sistema de reaproveitamento da água das chuvas; (em estudo)
  • Adoção do diário digital, com economia de mais de R$40 mil/ano;

Responsabilidade ambiental e economia
Estima-se que são consumidos, no Brasil, cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia, o que corresponde a 1500 toneladas de resíduos plásticos produzidos diariamente segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE).

Esses copos são produzidos a partir de poliestireno, componente derivado do petróleo, que é uma fonte não renovável de matéria-prima. Produtos fabricados a partir desse material não são biodegradáveis, ou seja, não são decompostos pelos microorganismos presentes na natureza, o que faz com que o seu tempo no meio ambiente seja muito longo.

A Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que mais de oito milhões de toneladas de plásticos chegam aos oceanos todo ano.

Dessa forma, a adoção de canecas sustentáveis não só contribuem com a diminuição de uso de descartáveis pela Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, mas incidirá diretamente na economia e preservação do meio ambiente.

Para o presidente do legislativo, vereador Roberto Souza Júnior, o poder público deve dar exemplo de economia e responsabilidade ambiental. "A sustentabilidade, ao nosso ver, é a conciliação do desenvolvimento com a eficiência, utilizando materiais de forma consciente, devendo este ser hábito na administração pública".

Segundo o Departamento de Comunicação Social e TV da CVBC, nos próximos dias, todos os servidores receberão as canecas sustentáveis, juntamente com um mini ebook (livro digital), contendo procedimentos sustentáveis, sendo ainda, lançada uma campanha interna de conscientização ambiental, visando sobretudo, a economia com energia elétrica e descarte responsável de resíduos.

Rádio Câmara completa 30 dias

A primeira emissora legislativa do sul do país completou, no último dia 19, um mês de transmissão. Com uma programação musical cativante e campanhas de utilidade pública e de conscientização da comunidade, tem conquistado vários ouvintes em Balneário Camboriú e região.

Câmara retoma atividades neste segunda-feira

Nesta segunda (14/01), a Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú retomará suas atividades administrativas após recesso de final de ano, que teve seu prolongamento devido às obras de readequação do prédio que se encaminham para última etapa. Os gabinetes dos parlamentares também estarão em atendimento.

Boas Festas

Que a paz, a união e o amor deem o tom nesta época festiva, proporcionando a todos os moradores e visitantes de Balneário Camboriú um feliz Natal e um ótimo Ano Novo!