Comitiva colombiana visita a Câmara de Vereadores

Cerca de 15 participantes de uma missão técnica da Universidade de Santander, na Colômbia, a Balneário Camboriú e região estiveram na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú nesta segunda-feira (29).

A comitiva foi recebida na Sala de Reuniões do Legislativo, em encontro organizado pelo gabinete do vereador Joceli Nazari (PPS) com representantes da Secretaria Municipal de Turismo, da Polícia Militar e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), os quais apresentaram dados sobre a cidade aos visitantes.

Formada por alunos de cursos de pós-graduação da Universidade de Santander, dois prefeitos municipais (das cidades colombianas de Carmen e Teorema), um juiz de Direito, agentes políticos e empresários, a missão técnica tem o objetivo de estabelecer relações institucionais, acadêmicas e empresariais com Balneário Camboriú e região.

A missão foi organizada, do lado colombiano, por Sonia Cristina Oviedo Portilla, professora da Universidade de Santander e diretora executiva da Fundação Capital Metropolitana da cidade de Bucaramanga, e, pelo lado brasileiro, por Janete Terezinha Buzzi, professora com formação nas áreas Agroalimentar e de Meio Ambiente que atua com comércio exterior e na organização de eventos internacionais.

A comitiva chegou a Balneário Camboriú no domingo (28) e fica na região até esta quinta-feira (1º), e a agenda de visitas contempla reuniões com representantes da Faculdade Avantis, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e do Porto de Itajaí.

Reunião no Legislativo

A reunião foi aberta pele vereador Joceli Nazari, que falou sobre alguns aspectos da cidade, como o atendimento em saúde, o saneamento básico e o projeto de alargamento da faixa de areia da Praia Central. Em seguida, o tenente coronel José Evaldo Hoffmann Junior, comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, apresentou informações sobre a segurança no município.

O diretor-geral da Secretaria Municipal de Turismo, Nelson Oliveira, falou sobre os principais atrativos turísticos de Balneário Camboriú, e a diretora de Relações Institucionais da CDL, Luciene Vieira, mostrou alguns dados econômicos e comerciais da cidade.

A professora Sonia Cristina Oviedo Portilla discorreu brevemente sobre a missão técnica, sendo seguida por falas do secretário-geral do estado colombiano de Santander, Camilo Andres Arenas Valdivieso, do assessor jurídico do município de Flórida Blanca, Rafael Antonio Marin Lozano, e do juiz de Direito Ruben Fernando Morales Rey.

TEXTO: RAQUEL SANDER - DRT/RS 13834 - JP
FOTOS: CHARLES CAMARGO

Confira o resumo da sessão desta terça (09)

O plenário aprovou a redação final do Projeto de Lei 234/2017, do vereador Elizeu Pereira, que dispõe sobre a realização de análise das águas e limpeza dos reservatórios das escolas e núcleos de educação infantil do Município.