SEG/SEX   19h às 24h TV CÂMARA OUVIDORIA         13h às 19h 0800 645 2035 menu

VEREADORES EM ATIVIDADE 2017/2020

Leonardo Piruka
Partido PP

Biografia

Leonardo Piruka Martins Machado nasceu em 12 de março de 1988, em Novo Hamburgo (RS), e no mesmo ano mudou-se, junto com os pais Álvaro Machado e Regina Martins Machado, para Balneário Camboriú. Fez o primeiro e o segundo grau na Escola Estadual Básica Presidente João Goulart, onde foi eleito membro do conselho deliberativo da escola e, por duas vezes, presidente do Grêmio Estudantil.


É bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, e em Administração Pública pela Escola Superior de Administração e Gerência da Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC). Em 2006 foi eleito presidente do Centro Acadêmico do curso de Direito da UNIVALI/BC e reeleito em 2007.


Atuou ainda como conselheiro por dois anos no Conselho Tutelar de Balneário Camboriú. Após expressiva votação nas eleições de 2008 e, por sua experiência com política pública na infância e juventude, foi convidado para ocupar o cargo de diretor de Assistência à Juventude, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inclusão Social.


Entre as ações de Leonardo Piruka destacam-se a criação do Projeto “O Livro é Nosso”, que distribuiu mais de três mil livros para alunos universitários de instituições de ensino locais; a reestruturação do Movimento Estudantil, que auxiliou na formação de grêmios estudantis e centros acadêmicos; o projeto “Grafite é Arte, Pixação é Vandalismo”; o auxílio na efetivação dos programas do governo federal PLANSEQ e ProJovem Trabalhador e a coordenação da implantação do Projeto Caminhão do Peixe em Balneário Camboriú e Camboriú.


Leonardo Piruka foi o parlamentar mais jovem da 12ª Legislatura, eleito com 1.201 votos pelo Partido Progressista (PP). No biênio 2013/2014, foi o 2º secretário da Mesa Diretora e, no 2015/2016, 1º secretário da Câmara Municipal, e também presidiu as Comissões Permanentes de Justiça e Redação e de Finanças e Orçamento.


Foi o vereador mais votado para o período 2017-2020, elegendo-se com 1.900 votos.




Conteúdo sob responsabilidade do vereador

NOTÍCIAS RELACIONADAS+